O que é Eficiência Energética?





O Projeto de Eficiência Enérgica é uma análise criteriosa de todos os equipamentos que consomem energia elétrica onde verificamos o que é possível ser feito para otimizar (reduzir) o gasto com energia elétrica sem comprometer o funcionamento da empresa. 

É extremamente útil em qualquer segmento.

Troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de menor consumo (fluorescentes, LEDs);


Troca de motores por motores de alto rendimento; 


Correção do fator de potência para evitar multas e ajustes na fatura de energia para viabilizar a opção tarifária mais adequada ao perfil da empresa são alguns exemplos que podem ser apontados na análise.

São feitos levantamentos do consumo em campo e medições com equipamentos medidores de grandezas elétricas.


Nossos procedimentos:


a- Análise de consumo : instalar e realizar medições;
b- Redução de custos:    propôr diretrizes econômicas e tarifárias;
c- Melhorias no processo rodutivo: indenficar novas oportunidades.
 
Qualquer atividade em uma sociedade moderna só é possível com o uso intensivo de uma ou mais formas de energia.



A energia é usada em aparelhos simples (lâmpadas e motores elétricos) ou em sistemas mais complexos que encerram diversos outros equipamentos (geladeira, automóvel ou uma fábrica).

Outra fonte de desperdício deriva do uso inadequado dos aparelhos e sistemas. Uma lâmpada acesa em uma sala sem ninguém também é um desperdício, pois a luz não serve ao seu propósito de iluminação.

Vale notar que esses efeitos se multiplicam à medida que a energia vai migrando por todos os setores da economia.  

Por que se desperdiça energia?

Uma lâmpada incandescente comum tem uma eficiência de 8% (ou seja, 8% da energia elétrica usada é transformada em luz e o restante aquece o meio ambiente). A eficiência de uma lâmpada fluorescente compacta, que produz a mesma iluminação, é da ordem de 32%.

Como o preço da lâmpada eficiente é entre 10 a 20 vezes mais caro do que a comum, a decisão de qual delas comprar dependerá de fatores econômicos que consideram a vida útil de cada uma e a economia proporcionada na conta de luz.

Os cálculos para tomar a decisão acima não são triviais. Exigem o domínio de ferramentas de matemática financeira desconhecidas pela maioria dos consumidores.

A seleção de equipamentos e sistemas mais complexos pode ser mais difícil ainda. Esta é a razão pela qual muitos consumidores usam inadequadamente todas as formas de energia.

Para solicitação de informações, orçamentos etc entre em contato conosco: 



Cel. e Whats: PR - 42-99944-8892

Fonte: www.reativa.com