terça-feira, 23 de abril de 2013

ABB lança disjuntor BT de gerenciamento de energia e comunicação de redes inteligentes

O Emax 2 é usado na proteção e controle de ampla quantidade de energia em edifícios industriais e comerciais
Da redação














Divulgação/ABB

A ABB, fabricante de tecnologias de energia e automação, apresenta ao mercado o Emax 2, disjuntor de baixa tensão com funções de gerenciamento de energia integrada. Disjuntores como o Emax 2 são aplicados na proteção e no controle de grandes quantidades de energia em um ambiente de baixa tensão como edifícios industriais e comerciais, data centers ou navios.

A troca do disjuntor tradicional existente pelo disjuntor Emax 2 apresenta potencial para atingir economia anual de 5,8 milhões de megawatts-hora (MW/h), equivalente ao consumo de energia de 1,4 milhão de lares europeus ao ano. 

Essa redução poderá diminuir as emissões de CO² em quatro milhões de toneladas, ou a emissão anual feita por um milhão de carros. Para uma instalação individual, por exemplo, um edifício, pode-se atingir uma redução de potência de pico de até 15%.

"Os disjuntores oferecem oportunidades inexploradas no sistema elétrico para economia de energia. 

Eles têm sido utilizados para aumentar a segurança da rede e proteger os circuitos elétricos, mas agora podemos usá-los para economizar energia" comenta Tarak Mehta, responsável pela divisão de produtos de baixa tensão da ABB.

O disjuntor contém um relé de proteção com um controlador de energia integrado que mede e avalia o consumo e, em seguida, gerencia as cargas para manter ou reduzir o uso no pico de energia conforme determinado pelo usuário. 

Isso ajudará na prevenção de blackouts a partir da origem dos frequentes picos de demanda que ocorrem durante o fornecimento.

Para gerenciar a energia, a eletricidade fornecida para equipamentos não essenciais é desligada e novamente ligada assim que alcança níveis aceitáveis de potência. 

A tomada de decisão inteligente é realizada por um controlador embutido e um software, que utilizam algoritmos complexos para decidir quando é apropriado alternar a energia, mantendo a funcionalidade geral ou a produtividade dos equipamentos conectados.

O disjuntor tem um módulo de comunicação que lhe permite compartilhar o consumo vital e os dados de confiabilidade do sistema diretamente com a rede inteligente e com outros protocolos.