quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Eletrobras e Unesp inauguram centro voltado para eficiência energética

O novo Centro de Inovação terá o objetivo de promover pesquisas inovadoras no setor
Da redação
A Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) inauguraram, no dia 25 de fevereiro, o Centro de Inovação em Eficiência Energética (InoveEE). 
Ligado à Escola de Engenharia da Unesp, localizada no campus de Guaratinguetá, e ocupando 1,8 mil m², o InoveEE tem o objetivo de promover pesquisas inovadoras e seu desenvolvimento na área de eficiência energética. 
A Eletrobras investiu R$3,2 milhões no projeto.  
Segundo Emerson Salvador, gerente da Divisão de Planejamento e Fomento da Eletrobras, o objetivo do InoveEE é contribuir para que seja disseminada entre a população os conceitos de conservação de energia. “O Centro vai atuar na educação para eficiência energética e também capacitar profissionais para trabalharem na inovação e no desenvolvimento de estratégias e ações no tema ‘Armazenamento de Energia”, diz Emerson.  
O porta-voz da Eletrobras cita como exemplos as ações que serão realizadas pelo InoveEE a capacitação de professores da educação básica, o desenvolvimento de recursos educacionais direcionados a alunos do Ensino Fundamental e Médio, a formação técnica de graduação e pós-graduação da Unesp e até o desenvolvimento de ferramentas multimídias para o ensino de Engenharia. “A ideia é que o Centro seja um agente indutor da cultura do desenvolvimento econômico, tecnológico e socioambiental”, afirma.  
O InoveEE passa a fazer parte da rede voltada para a disseminação e a pesquisa sobre Eficiência Energética e trabalhará em articulação com centro semelhante existente na Universidade Federal de Engenharia de Itajubá (Unifei),em Minas, que está ativo desde 2009. A Rede de Laboratórios do Procel, que faz parte da mesma estratégia já conta com 44 instalações em universidades das cinco regiões do Brasil.