sábado, 22 de fevereiro de 2014

Sistemas inteligentes de energia são temas de Conferência Internacional

A necessidade de políticas públicas para desenvolvimento e implantação de sistemas de energia inteligente no Brasil estarão em pauta durante a Conferência Internacional de Energias Inteligentes, entre os dias 7 e 9 de maio, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra, em Curitiba. 



O evento é promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI e o Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar, com realização da Paraná Metrologia.

Energia inteligente, ou Smart Energy, é um conceito que aborda diversos sistemas de gestão que visam mais economia e melhor gerenciamento e distribuição da energia. Desses, o mais importante para melhorar o setor elétrico hoje é o Smart grid, ou rede inteligente. “Consiste em uma aplicação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no sistema elétrico de potência. Esta integração permite uma significativa melhora na flexibilidade da infraestrutura de rede, além de automatizá-la. De modo geral, as redes inteligentes permitem melhorar o desempenho da rede e melhorar a qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica”, explica Júlio Felix, diretor-presidente do TECPAR e presidente da Conferência Internacional de Energias Inteligentes.

Para a implantação do smart grid, são utilizados medidores inteligentes de energia elétrica e instalados sensores, atuadores e outros equipamentos nos sistemas da rede de fornecimento de energia elétrica. “Estas tecnologias trazem informações sobre a operação e desempenho, como parâmetros de tensão e corrente e permitem monitorar a rede para detectar e corrigir falhas quando elas ocorrem”, observa o presidente do evento.

De acordo com Felix, o Brasil possui um grande potencial para desenvolvimento e implantação de smart grids. “Muitas empresas já têm estudos ou até mesmo essa tecnologia para uso, algumas concessionárias desenvolveram projetos pilotos e há interesse pela busca de mais informações e avanços em outros países. Já temos tecnologia e conhecimento, mas faltam políticas financeiras e públicas para viabilização de tudo isso”, afirma.

Em setembro de 2013, foi instituído no estado o Decreto nº 8842 de 04/09/2013, que formaliza a criação do Projeto Smart Energy Paraná, que visa consolidar a geração distribuída por fontes de energias renováveis ligadas a redes inteligentes. “É preciso fazer um esforço de integração da indústria, governo, pesquisadores e empresas para o desenvolvimento do Smart Energy. Na conferência, vamos discutir tudo isso e criar um plano de ação até 2020”, conta Júlio Felix.

A conferência terá palestras, painéis técnicos e mesas redondas que abordarão as tendências, projetos e soluções na área de Smart Energy. Entre os participantes já confirmados estão representantes da espanhola IK4 Research Alliance, uma das maiores corporações científica e tecnológica privada da Europa, e da alemã Solar Cluster Baden-Württemberg, uma organização de empresas de energia.

O evento ocorre das 9h às 18h e é voltado para profissionais do setor elétrico e áreas relacionadas a Smart Energy, como engenharia, tecnologia da informação, ambiental e geração de biomassa, representantes governamentais, pesquisadores, cientistas e estudantes.

O Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra está localizado na Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico. Mais informações e inscrições pelos telefones (41)3271.7567, e-mailcontato@smartenergy.org.br, pelo sitewww.smartenergy.org.br ou pela página do facebook :facebook.com/smartenergyparana.

SERVIÇO: A Conferência Internacional de Energias Inteligentes acontece entre os dias 7 e 9 de maio, das XXh às XXh, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra - Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba, Paraná. Mais informações pelos telefones (41)3271.7567, e-mailcontato@smartenergy.org.br, pelo sitewww.smartenergy.org.br ou pela página do facebook: facebook.com/smartenergyparana

Sobre a Paraná Metrologia

A Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios, a Paraná Metrologia é uma organização tecnológica, que visa à difusão da tecnologia industrial, com destaque para a metrologia. Congrega diversas entidades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e laboratórios, com a intenção de promover a infraestrutura tecnológica e de apoio às empresas localizadas no Estado.