segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

AT Arquitetura assina projeto de vanguarda em Eficiência Energética

Porto AlegreA AT Arquitetura assina projeto corporativo pioneiro na Capital. É a nova sede do Grupo Datasys que vai unir a administração das três empresas do grupo: Dueto, Starth e a recém adquirida Apliquim Brasil Recicle. 
 
 
Toda estrutura do prédio será realizada sob o conceito de Eficiência Energética. Ou seja: o gerenciamento das energias presentes no local guiará a a forma arquitetônica, além da utilização de outros sistemas que contribuem para o menor consumo de energia. O projeto – que reflete a preocupação ambiental do Grupo Datasys e da AT Arquitetura – representa um investimento de mais de R$ 7 milhões com área construída de 7200 m². A previsão de entrega é no segundo semestre de 2012.
O ponto de partida do projeto foi gerenciar as energias passivas – insolação, solo, ventos, vegetação, clima – presentes no local da construção. O conceito de tratamento específico de cada fachada para controle adequado sobre a incidência solar, iluminação e ventilação juntamente com a criação de um pátio interno potencializará a ventilação e a iluminação natural nos ambientes. Outros sistemas verdes – como ecotelhado e brise vegetal – vão proteger o prédio e diminuir o consumo de ar condicionado.
E para reduzir ainda mais o consumo de energia a AT Arquitetura aplicou tecnologias de captação de energia solar e controle compatibilizado entre persianas, iluminação e ar condicionado. A sede também contará com um sistema de bacias de contenção das águas da chuva e ETE ( estação de tratamento de esgoto) com o reutilização das águas tratadas. O que representará uma diminuição estimada de cerca de 30% no consumo de energia elétrica. Outro ponto importante é a inserção no programa de necessidades do prédio uma área par a implantação de uma escola para 30 crianças carentes, como parte integrante do programa de responsabilidade social do grupo Datasys.
A obra integrará o portfólio de projetos com destaque ambiental da AT Arquitetura, que já conquistou prêmio pelo projeto modular com isolamento térmico apresentado na Casa Cor RS 2010. A Eficiência Energética também é uma preocupação do Grupo Datasys, com atuação tradicional na área de tecnologia da informação e agora também no tratamento de resíduos. O grupo recentemente adquiriu a Apliquim Brasil Recicle, especialista no tratamento de resíduos mercuriais, descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes. A administração das três empresas será integrada na nova sede localizada na Avenida Bahia.