quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cromaticidade

Para entender o que é são os comprimentos de ondas, e sua influência na cor dos leds, é necessário entender como se dá a percepção da luz pelo olho humano, então vejamos o seguinte artigo:

O Led, é um diodo emissor de luz, correto?  então produz uma sensação luminosa aos nossos olhos, mas vamos entender como nossos olhos, enxergam as cores.
A cor pode ser genericamente definida como a sensação luminosa causada pela luz, de acordo com seu comprimento de onda. Quando não há luz, não há cor.
Considerando essa definição preto não pode ser considerado uma cor, pois não reflete luz. Mesmo assim, por facilidade de interpretação, é tratado como uma cor.
 
Agora, vejamos as definições:
O que é a LUZ?
A luz é uma forma de energia procedente de duas componentes:

Uma onda electromagnética ondulatória
um aspecto corpuscular (os fótons)
A luz emitida pelo sol desloca-se a uma velocidade de cerca de 300.000 km/s, a uma frequência de cerca de 600.000 GHz.
Noção de Cor:
A cor da luz é caracterizada pela sua frequência, ela própria condicionada pelo comprimento de onda e celeridade da onda. Caracteriza-se geralmente o comprimento de onda de um fenómeno oscilatório pela relação :

λ = CT

em que :

λ designa o comprimento de onda
C designa a celeridade da onda
T designa o período da onda (em segundos)

Chama-se radiação monocromática a uma radiação que comporta um só comprimento de onda e radiação policromática a uma radiação que contém vários. O conjunto dos comprimentos de ondas que compõem uma radiação policromática (e as suas intensidades luminosas respectivas) é chamado espectro.
Contudo, o olho humano não é capaz de distinguir as diferentes componente de uma radiação e percebe apenas a resultante, função do diferente comprimento de ondas que a compõem e da sua intensidade luminosa respectiva.
O olho humano é capaz de ver radiações cujo comprimento de onda está compreendido entre 380 e 780 nanometros. Abaixo dos 380 nm encontram-se radiações como os ultravioletas, enquanto os raios infravermelhos têm um comprimento de onda acima dos 780 nm. O conjunto dos comprimentos de ondas visíveis pelo olho humano chama-se “espectro visível”:



Então, quando  você vir un datasheet, e nele estiver o comprimento de ondas de 530nm, por exemplo, você saberá que a cor emitida por esse LED é verde.
Fonte: www.uniled.com.br