Distrito Federal - Suítes do Hotel Cullinan contarão com sistema modular de climatização de ar, proporcionando redução significativa de consumo de energia
Por: Rachel Formiga
Todo o empenho do governador Agnelo Queiroz em trazer para Brasília a abertura ou a final da Copa do Mundo de 2014 já está movimentando o empresariado da capital da República. Na quarta-feira, os executivos José Celso Gontijo e Rodrigo.
Nogueira, da JCGontijo, reuniram a imprensa para apresentar o Cullinan (luxury hotel & convention), um empreendimento arrojado, que já tem data e hora para ser inaugurado, em outubro de 2013, no Setor Hoteleiro Norte, um investimento de R$ 121 milhões.
No breefing à imprensa, os dois executivos apresentaram todo o projeto, anunciando que a construção já começará em agosto próximo. O canteiro da obra irá ocupar uma significativa área de 20 mil m2, com 19 pavimentos. As vendas das unidades começaram na quinta-feira, dia 17. O valor médio do m2 será de R$ 13 mil. José Celso ressalta o quanto a localização do hotel é estratégica. Assinado pela MKZ Arquitetura, o projeto arquitetônico é muito arrojado, a ponto de ter um centro de convenções com capacidade para 222 pessoas, restaurante, academia e piscina semiolímpica, 327 unidades, 158 vagas de garagem e cinco elevadores (três sociais, um panorâmico e o outro de serviço).
Rodrigo Nogueira destaca também a arquitetura moderna e inovadora, além dos diferenciais de sofisticação e elegância. Na sua opinião, o empreendimento seguramente será um dos cartões postais de Brasília. “Em sua concepção foram adotados materiais de alto padrão e mármores importados, além de duráveis e com baixo custo de manutenção”. O empresário acrescenta ainda que o projeto do Cullinan será uma referência de conforto e sofisticação. Ele ainda salientou outro detalhe técnico: o projeto utiliza paredes em alvenaria tradicional com blocos cerâmicos, metodologia já testada e com garantia de durabilidade, proporcionando desta forma mais segurança e melhor conforto térmico e acústico.
Além disso, o Cullinan terá um colossal lobby com pé direito de 4,74m, bem como painéis decorativos em mármore importado e esquadrias em alumínio. Outro destaque refere-se às suítes, que contam com inovador sistema modular de climatização de ar, proporcionando redução significativa de consumo de energia e assegurando baixo custo de manutenção. Os corredores, por exemplo, terão uma largura mínima de 2m, com carpete de alto tráfego, geradores de emergência e equipamentos para o combate a incêndios, com cumprimento criterioso das normas de segurança do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
O empreendimento terá uma linda fachada, revestida de granito nobre, com venezianas em alumínio anodizado bronze, além de pele de vidro reflexivo. O Cullinan vai contar também com uma iluminação que utiliza tecnologia LED (light emitting diode), distribuída na fachada e também nas áreas comuns, gerando economia.
Além de tudo isso, o empreendimento da JCGontijo priorizou também a responsabilidade com o meio ambiente, a partir de um programa de compensação florestal, com o plantio de 400 mil árvores típicas do cerrado.