segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ventiladores também vão ter selo de eficiência energética

Fonte: Extra -



Brasil - Assim como geladeiras, os ventiladores também vão ter o Selo Procel, que determina a eficiência energética dos produtos em relação ao gasto de energia elétrica. 

A Eletrobras informa que a certificação alcançará 35 categorias de equipamentos mais comuns nas residências do país, incluindo ventiladores de mesa, ventiladores de pedestal, ventiladores de parede e circuladores de ar. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Eletrobras, três em quatro residências brasileiras usam ventiladores portáteis ou circuladores de ar.

Os quatro tipos de aparelhos de ventiladores se juntam aos ventiladores de teto que já participavam do programa do Selo Procel desde 2008. 

Para conseguir o Selo Procel, o fabricante do ventilador ou circulador de ar deve comprovar junto à Eletrobras que o equipamento ventila mais e consome menos energia. 

É estimado que, ao optar por um desses aparelhos com o Selo Procel, o consumidor tenha a oportunidade de obter uma economia na conta de luz de até R$ 30 por ano. 

Além disso, terá um equipamento que foi submetido a testes e ensaios rigorosos, os quais atestam que não oferecem riscos aos usuários.

Coordenado pela Eletrobras, o Selo Procel foi instituído em 1993 pelo governo federal e tem por finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz para informar ao consumidor quais são os equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes à disposição no mercado, além de incentivar o desenvolvimento e aprimoramento tecnológico desses produtos.