segunda-feira, 30 de abril de 2012

Projeto “Energia que Transforma” é lançado no Rio de Janeiro

Parceria entre Eletrobras Procel e Fundação Roberto Marinho promove práticas de eficiência energética por meio da educação

Cerimônia de lançamento do projeto
"Energia que transforma"

Brenno Marques e Carla Mendes, para o Procel Info

Brasil – Foi lançado no dia 26 de abril, em cerimônia no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro, o projeto Energia que Transforma. A parceria entre a Eletrobras Procel e a Fundação Roberto Marinho promete levar a temática da eficiência energética para as salas de aula de todo o país. 

O objetivo principal do projeto é ressaltar a importância do uso eficiente da energia e o combate ao desperdício para a preservação dos recursos naturais e para a postergação de investimentos na expansão dos sistemas energéticos, mostrando os consumidores de energia como agentes ativos e, com isso, contribuir para o alcance das metas do Plano Nacional de Energia (PNE) e no Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf), ambos do Governo Federal. 

Inicialmente aplicada nas redes estaduais de ensino do Rio de Janeiro, Pernambuco, Acre e Amazonas, a iniciativa vai abranger cerca de 14 mil alunos. Posteriormente, a metodologia estará disponível para ser utilizada por educadores, lideranças comunitárias, ONGs, organizações públicas e privadas, além de agentes das concessionárias de energia executoras do Procel nas Escolas. 

O evento contou com a presença do presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e do presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, que apresentaram a bem sucedida parceria. Também compareceram representantes de Secretarias de Educação de vários estados, representantes do setor elétrico, bem como educadores e especialistas do setor energético. 

Durante seu discurso, o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, ressaltou o eficiente trabalho que vem sendo realizado pelo Procel e lembrou os resultados alcançados pelo programa. Pela previsão do Plano Nacional de Eficiência Energética, em 2030, o país conseguirá alcançar 10% de economia de energia correspondente ao consumo energético daquele ano. 

Aprender para multiplicar conhecimentos 

Durante o dia, os profissionais representantes das concessionárias de energia elétrica passaram por um processo de formação, no qual tiveram contato não só com inúmeras informações acerca do assunto “eficiência energética”, como também conheceram o material pedagógico Energia que Transforma, que inclui cinco livros, um CD com 30 spots de rádio (série Alô, João!), DVDs com 10 episódios da série “Vida de República” e 1 episódio do professor, cartaz, jogo e folhetos explicativos. Este material tem como intuito apoiar os educadores no desenvolvimento do tema, para que possam transmitir de maneira clara e lúdica a preocupação com a economia de energia e tornar mais divertido e prazeroso o aprendizado dos alunos. 

"O lançamento deste projeto significa a presença do governo nesse processo de eficientização da energia elétrica e do uso dela no Brasil", ressaltou Edison Lobão durante discurso
Segundo o gerente da Divisão de Suporte ao Planejamento, Leonardo Pinho Magalhães, pela parceria com a Fundação Roberto Marinho, as primeiras implementações estão sendo realizadas em estados cujas redes de ensino já utilizam a metodologia Telessalas. No entanto, pretende-se que novas implementações contem também com a participação das concessionárias de energia elétrica que executam o Procel nas Escolas, utilizando recursos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL. 

Para a coordenadora do projeto, Luciana Lopes Batista Vinagre, o material didático é inovador e contribui para facilitar o aprendizado do tema eficiência energética pelos jovens, por ter uma linguagem lúdica e mostrar situações reais do cotidiano. 

Canal Futura difunde a eficiência energética junto à população 

A população em geral também terá acesso ao projeto, já que os spots de rádio serão veiculados por rádios regionais e os dez programas da série Vida de República serão transmitidos pelo Canal Futura. 

"Com a experiência de 30 anos em Telecurso e ao utilizar a linguagem da televisão nas salas de aula, a instituição tem conseguido, junto com o Canal Futura, alcançar resultados excepcionais", comentou o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho. 

Ao todo, serão 10 episódios da série, que serão exibidos às quintas-feiras, às 20h, com reprises aos sábados, às 17h, e às quartas-feiras, às 16h30. A estreia foi na última quinta-feira, dia 26 de abril. 

A série Vida de República exibirá o universo de cinco jovens universitários e do ensino médio, com origens geográficas e sociais diferentes e que residem em uma república. Com situações cotidianas, o programa tem como objetivo demonstrar como as pequenas ações do dia a dia podem ajudar na economia de luz e evitar o desperdício de energia. 

É importante ressaltar que tanto os programas de televisão como os de rádio ficarão disponíveis no portal FuturaTec para serem acessados a qualquer hora. 

Em relação aos spots de rádio, o programa “Alô, João!” será transmitido, inicialmente, nas rádios dos quatro estados que participam do projeto. Nele, convidados fictícios conversam com o apresentador João sobre diversas situações diárias relacionadas ao uso da energia e dos recursos naturais pelo homem.