Foi publicada na Revista Projeto Design de abril/2012 uma matéria sobre o projeto do Polo TErRA.
A reportagem:
Para desenvolver conhecimento científico e tecnológico em energias renováveis e meio ambiente, o projeto Polo Temático em Energias Renováveis e Meio Ambiente (Polo TErRA) pretende reunir cientistas e pesquisadores num único local, no campus 2 da USP - São Carlos.
A construção que vai abrigar o Polo TErRA foi projetada pela arquiteta e doutora em engenharia ambiental Priscila Partel e deve ter suas obras iniciadas no segundo semestre deste ano. Uma das intenções é que o edifício sirva como exemplo de eficiência energética.
A linguagem proposta por Priscila tem como elemento significativo as coberturas curvas em madeira laminada colada. De acordo com a autora, o desenho desse componente remete aos portais criados para os campi da USP em São Carlos.
"As forma curvas se sobrepõem gerando aberturas de acordo com a otimização da insolação e da ventilação, potencializando os fluxos de escoamento interno e de calor", argumenta a arquiteta.
O prédio, ela explica, pretende obter condições de conforto térmico com o mínimo de dispêndio energético para acionamento de ar condicionado e do sistema de ventilação. Um espaço central (chamado de rótula de distribuição) se repete nos três pavimentos, servindo como área de convívio e organizando as circulações horizontais e verticais.
Lâminas longilíneas que se estendem nos dois sentidos a partir da rótula acomodam os locais de trabalho.
"Novas lâminas poderão ser construídas a qualquer momento, uma vez que as curvas da cobertura são independentes", afirma Priscila.
POSTADO POR MÁRCIA OSAKI