terça-feira, 29 de maio de 2012

CPFL Energia inicia programa educacional em escolas municipais


Programa CPFL nas Escolas vai contemplar 493 instituições de ensino municipal das cidades da área de atuação das distribuidoras CPFL Paulista e CPFL Piratininga.


Visando à educação e orientação da comunidade para o consumo eficiente de energia, a CPFL Energia inicia um programa de capacitação de educadores de escolas públicas municipais para disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica.

Intitulado CPFL nas Escolas, o programa tem duração prevista de seis meses, adota a metodologia “A Natureza da Paisagem: Energia Recurso da Vida”, do PROCEL, e tem como foco prioritário o público infanto-juvenil, do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede pública municipal. “Além de capacitar os educadores para que sejam multiplicadores dos conceitos para as crianças, a CPFL pretende envolver também as famílias a fim de contribuir para a mudança de hábitos e comportamento das comunidades em que atua, promovendo o conceito de consumo eficiente”, explica Marney Antunes, Diretor Comercial da CPFL Energia.

O CPFL nas Escolas será realizado em 200 escolas municipais de 26 cidades localizadas na área de atuação da distribuidora CPFL Piratininga, e 293 instituições de ensino municipal de 35 cidades da área de concessão da CPFL Paulista, beneficiando um total de 85 mil alunos, aproximadamente. O número de municípios e escolas está de acordo com proposta aprovada junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

As escolas serão definidas em conjunto com as prefeituras, visando à melhor adequação do programa às atividades e ao calendário escolar. A equipe docente será capacitada por monitores do programa, especializados em treinamentos com a metodologia do PROCEL.

“Os professores serão nossos multiplicadores e utilizarão materiais de apoio e kit PROCEL para disseminação do conhecimento que receberam”, conta Antunes.

Como etapa final do programa, alunos, professores e comunidade terão a oportunidade de visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia, um caminhão onde serão desenvolvidas atividades educativas que possibilitam a interação, de forma prática, com os conceitos de energia elétrica, utilização racional dos recursos, além de atividades de lazer e entretenimento. “Para finalizar o ciclo de aprendizagem, a vivência dos conceitos aprendidos é fundamental. Por isso, vamos levar a unidade móvel para locais públicos das cidades contempladas a fim de atingir maior número de pessoas”, finaliza Marney.

Além de conhecerem equipamentos mais eficientes, os visitantes vão participar de atividades lúdicas e artísticas (filme e peça de teatro) a cerca do tema “energia”.

Premiação -Todas as instituições de ensino municipal que integrarem o programa CPFL nas Escolas vão receber uma certificação de participação e terão a oportunidade de concorrer a prêmios nas categorias Escola, Aluno e Professor, pelo destaque e desempenho do projeto em sua cidade.

Durante o desenvolvimento das atividades em sala de aula, os alunos serão incentivados a elaborar um gibi com os conteúdos aprendidos, para participação no concurso cultural entre as instituições de ensino inscritas no programa. O melhor gibi de cada cidade confere medalha para a equipe de alunos (cinco crianças por equipe), troféu para escola e para o professor responsável.

Os trabalhos serão avaliados ao longo do desenvolvimento das atividades, por meio de reuniões de avaliação e acompanhamento com os educadores, para verificar a implementação da metodologia junto aos alunos, e instrumentos, como fichas e formulários que compõe o material do Procel, que permitem verificar o consumo das escolas e residência dos alunos envolvidos.