quinta-feira, 17 de maio de 2012

Eficiência Energética: Consciência Ampla: a ação dos projetos educacionais na sociedade

Rio de Janeiro- Ampla realiza diversos projetos na área de Eficiência Energética, visando a conscientização sobre o uso da energia elétrica, através de orientações à população.
Brenno Marques e Vanessa Barros para o Procel Info





Rio de Janeiro - Rio de Janeiro – Criado em 1999, o Programa de Eficiência Energética da Ampla vem conscientizando as pessoas sobre o uso eficiente e consumo consciente de energia elétrica. 

Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), neste período, cerca de dois milhões de pessoas foram beneficiadas pelos projetos da companhia.

As ações realizadas são direcionadas a clientes beneficiados pela Tarifa Social de Energia Elétrica, que consiste em um desconto fornecido pelo Governo Federal na conta de energia para todas as unidades consumidoras classificadas como sendo de baixa renda. 

Clientes de comunidades de baixo poder aquisitivo, onde há alto nível de desperdício de energia, e instituições sociais de ensino e de saúde que possam diminuir seus gastos de energia elétrica, também fazem parte do público- alvo dessas ações.

Um exemplo de como vem sendo feito este trabalho é o projeto “Caminhos Eficientes”, onde um veículo equipado com maquetes e modernos recursos audiovisuais e jogos percorre diversas cidades da área de concessão da empresa despertando a importância para o uso eficiente e seguro da energia. 

A previsão é de que o projeto resulte numa economia de 2.463,75 MWh/ano, tendo também uma redução no custo de energia de 918,04 R$/kWh.

Em todos os projetos, o acesso à informação é parte fundamental para alcançar os resultados e promover de fato a conscientização energética. Em comunidades, em que muitas vezes as pessoas não têm conhecimento sobre como o desperdício de energia afeta diretamente na conta de luz, a Ampla desenvolveu um projeto intitulado “Comunidade Eficiente”. 

Com objetivo de orientar sobre o consumo eficiente de energia, funcionários da concessionária promovem visitas aos lares destas famílias e realizam aulas sobre consumo consciente, cidadania e responsabilidade.

Equipamentos ineficientes são trocados por aparelhos com o Selo Procel Eletrobras, produtos testados e aprovados que primam pela eficiência energética. 

Com esta ação, a Ampla prevê que sejam economizados 14.452,02 MWh/ano e evita que 8.440,08 kW sejam demandados em horários de pico.

Atualmente, a metodologia do programa Procel nas Escolas/Natureza da Paisagem é utilizada em iniciativas de consumo consciente da concessionária.

Fica cada vez mais evidente que a educação é a chave para o consumo consciente

Segundo a assessoria da Ampla, há planos para a incorporação da metodologia do projeto Energia que Transforma em futuras ações da companhia, que ainda serão aprovados pela ANEEL.

Na mesma linha que o programa de conscientização da Eletrobras Procel, o Consciência Ampla Futuro demonstra mais uma vez que a educação é fundamental na questão de consumo consciente de energia. Iniciativas como estas têm demonstrado serem bastante eficientes se aplicadas desde cedo nas escolas brasileiras.

Ao formar professores, eles passam a ser aptos para orientar crianças e adolescentes, e o programa prevê que o público atendido seja na faixa etária de 6 a 18 anos, sobre a necessidade de evitar o uso inadequado da energia elétrica, além do consumo eficiente da mesma.

O programa em si não fica restrito apenas na questão dos multiplicadores, mas também trabalha em comunidades de baixo poder aquisitivo compatibilizando o consumo de energia elétrica das famílias e hábitos do dia a dia. 

Ao mesmo tempo, acredita-se que através da educação dos filhos, os efeitos possam ser extremamente positivos quando pensamos de maneira mais ampla.

O conhecimento que é passado aos adolescentes é, de alguma forma, transmitido para seus familiares e a partir deles para a comunidade em geral. O programa abrange desde a reciclagem até o debate de sustentabilidade. Desta forma, educando e multiplicando conhecimento, teremos gerações mais conscientes e certas que pequenos hábitos fazem, sim, a diferença. 

Para o futuro, a Endesa, acionista majoritária da Ampla, prevê a criação da primeira “Cidade Inteligente” da Ibero-América. Em um convênio assinado no ano passado entre o Estado do Rio de Janeiro e a prefeitura de Búzios, a cidade inteligente contará com redes de distribuição de energia com medidores digitais e uma automatização capaz de integrar toda a geração. 

A utilização de energias renováveis e o uso de veículos elétricos também estão previstos no projeto. A instalação de lâmpadas LED na rede pública de energia – apesar de mais caras, proporcionam até 70% de economia - e mudanças na infraestrutura de Búzios, bem como a criação de pontos de geração de energias renováveis (solar e eólica) e postos de recarga de energia para veículos e bicicletas elétricas estão presentes na iniciativa.

Apesar de embrionário, de longe o projeto é um dos mais ambiciosos em termos de conservação de meio ambiente, uma vez que haverá redução drástica de CO2, e propagação do consumo consciente de energia. 

Às vésperas da Rio+20, são projetos como estes que nos fazem ter certeza que alguma coisa de fato está sendo feita em prol do meio ambiente. Este conhecimento que os consumidores precisam ter. Eficiência energética é bom para o consumidor, para a distribuidora e para o país.