terça-feira, 22 de maio de 2012

ONS alerta sobre os cuidados com o consumo de energia

Júlio Amaral - Volta Redonda



Apesar de muita gente pensar que no inverno o consumo de energia sofre uma redução, isso vai depender de diversos fatores que podem ou não contribuir para uma economia de energia durante os meses frios.

De acordo com o gerente da Divisão de Eficiência Energética da Eletrobrás, Emerson Salvador, dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) observaram nos últimos anos um decréscimo no consumo de energia elétrica nos meses de inverno, sendo que em 2011 essa diminuição foi de 8,6% entre o mês de maior consumo no verão e menor consumo no inverno.

Emerson alerta que se deve observar que essa diferença se refere à energia consumida em todo o país. Em regiões mais frias, como na região Sul, a tendência no inverno é o consumo aumentar, tendo em vista o maior gasto com aquecimento da água para banho (nessa região a posse de chuveiro elétrico é de 1,17 equipamentos por residência, segundo a Pesquisa de Posse de Equipamentos e Hábitos de Uso 2005 - PPH 2005), de ambientes, cobertores elétricos, etc. Já em regiões mais quentes, como no Centro-Oeste, Nordeste e parte do Sudeste, a tendência é o consumo no verão ser mais acentuado, pois o gasto com o ar-condicionado se torna expressivo. Já na região Norte, na qual não se observa grandes variações climáticas durante o ano, o consumo não apresenta uma variação significativa.

Com relação ao uso do chuveiro pode representar para o consumo de energia, o gerente da Eletrobrás explica que, com base nos resultados da PPH, foi possível estimar em 24% a participação do chuveiro elétrico no consumo total de energia na classe residencial. Avaliando uma residência pequena com quatro moradores, o chuveiro elétrico pode responder por até 45% do consumo de energia elétrica durante os meses mais frios, e por cerca de 30% quando a potência do aparelho pode ser reduzida.

Outro vilão que aparece nas residências durante o período de inverno, principalmente em regiões de frio rigoroso, é o aquecedor elétrico, cujo consumo médio é de cerca de 190 kWh/mês (usando-se 4 horas durante 30 dias). Levando-se em consideração o consumo médio mensal de uma residência no Brasil - que é de 155,9 kWh/mês, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o impacto do uso de aquecedores elétrico pode ser muito significativo.

Como reduzir o consumo

Para Emerson, pequenas mudanças de hábitos podem ser úteis para reduzir o consumo de energia durante o período frio, pois a tendência das pessoas é aumentarem o tempo de banho e sentirem dificuldade em desligar o chuveiro no momento de se ensaboar, além de que há necessidade de manter a regulagem do chuveiro na posição inverno, de maior consumo. O ideal é procurar evitar banhos demorados, aconselha o gerente.

- No inverno, os dias são mais curtos, aumentando a necessidade de iluminação elétrica. O ideal é abrir persianas e cortinas para aproveitar o máximo da iluminação natural e sempre utilizar lâmpadas eficientes, com o menor consumo de energia. Evite também usar aquecedores elétricos e cobertores térmicos em demasia. Manter o ambiente o mais isolado possível possibilita o menor uso desses equipamentos para manter o conforto. Se usar a secadora de roupas, procure juntar o máximo de peças e ponha-as na máquina de uma vez.

Quando o consumo aumenta

Para Valéria Pinto, coordenadora técnica do curso de eletrônica da ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras), o uso exagerado de alguns equipamentos eletrônicos no inverno contribui para um aumento do consumo de energia.

- No inverno, para termos um clima mais aconchegante, é comum fazermos uso de torneiras elétricas, chuveiros na máxima potência e aquecedores, e isso certamente contribui para o aumento da conta de luz. Dependendo do número de pessoas que as utilizam, da potência e do tempo de uso de cada equipamento elétrico, o valor da conta de luz, no inverno, pode chegar a subir de 20% até 50% - esclarece.

No caso das torneiras elétricas, a sugestão de Valéria é não optar pela água quente demais e ensaboar as louças antes, e utilizar o equipamento somente no tempo necessário.

Procura por aquecedores elétricos aumenta

Muitos desejam ficar bem aquecidos no inverno, e esta comodidade - junto à estabilidade econômica - vem contribuindo para o aumento nas vendas de aquecedores elétricos.

De acordo com a vendedora Ângela Maria França, que trabalha em uma loja de departamento na Vila Santa Cecília, o número de clientes que entram na loja procurando por aquecedores elétricos tem aumentado a cada dia.

- Normalmente quem procura por aquecedores é da classe A e B, em geral casais que desejam colocar o aparelho no quarto ou na casa de campo, e a procura maior é pelo modelo a óleo. A loja trabalha com oito modelos diferentes que variam conforme o tamanho, a potência e o preço. O preço varia de acordo com a potência, custando entre R$ 99 e R$ 400. As vendas têm sido muito boas, principalmente para clientes de Resende e de Penedo - informou.

A vendedora Ângela afirma que muitos clientes alérgicos estão optando pelos modelos, pois eles também podem ser usados como umidificadores de ambiente.

Para o gerente Aston Fernandez da Cruz, que trabalha em outra loja de departamentos na Vila, a procura por aquecedores aumenta a cada ano em sua loja.

- A procura tem aumentado muito nos últimos dois anos, onde trabalhamos com três modelos. As pessoas acima de 50 anos são os principais consumidores, e muitos optam pelos modelos que também umedecem o ar - confirmou o gerente.

A vendedora Georgete Lima comprou um aquecedor elétrico há seis anos e o utiliza até hoje.

- Quando comprei o aquecedor foi para colocar no quarto das minhas filhas, que eram pequenas. Até hoje utilizo o aquecedor no inverno, pois acho bem prático. Até hoje não reparei se ele aumenta muito o consumo, mas não importa, gosto de usar no frio e não me arrependo - garantiu.