quinta-feira, 9 de maio de 2013

Viracopos terá iluminação por LED no final deste mês

O acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), terá o primeiro sistema de iluminação pública de Campinas por LED (da sigla em inglês para Diodo Emissor de Luz).




O sistema começa a funcionar a partir do final de maio. 

Para isto, a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está investindo R$ 4 milhões na implantação de um sistema de iluminação pública pioneiro em Campinas.

Esse tipo de luz é o considerado o futuro da iluminação pública.

De acordo com a concessionária, a opção por usar LED foi motivada pela economia no consumo, na redução do custo de manutenção e na durabilidade que a tecnologia proporciona.

Os dutos que levarão a rede subterrânea de energia por cerca de 2 quilômetros a partir da Rodovia Santos Dumont até o terminal de passageiros estão instalados e na próxima semana será a vez da instalação dos postes, cabos e luminárias. Serão instalados 63 postes entre a rodovia e o terminal.

"A tecnologia de LED vai tornar a iluminação pública por vapor de sódio ou de mercúrio coisas do passado", disse o presidente da CPFL Serviços, Rubens Bruncek Ferreira. Segundo ele, o sistema não é amplamente usado por causa do custo, ainda muito alto.

A tendência, disse, é que o preço caia na medida em que os componentes eletrônicos tenham redução de preços. Mesmo com o custo de implantação alto, afirmou, a economia na conta de energia e a durabilidade compensam os investimentos iniciais.

As vantagens da iluminação por LED

A tecnologia LED tem durabilidade de 65 mil horas — lâmpadas de sódio duram 10 mil horas.

A eficiência energética é alta: uma lâmpada por LED de 120 watts equivale ao consumo de uma de sódio de 400 watts.

Outras vantagens do uso de LEDs, além da economia de energia, são a redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera e o aumento da segurança para os cidadãos.

Atualmente, já estão disponíveis no mercado modelos de LED para uso residencial que possuem soquete padrão e não necessitam de instalação especial.

Uma lâmpada dessas, porém, pode alcançar um preço até 20 vezes maior do que o de uma incandescente.

Nos casos da iluminação pública o preço fica, em média, de 50% a 60% mais caro do que a iluminação convencional.

A esses sistemas de luminárias somam características positivas como conforto visual, valorização do local, redução nos gastos com manutenção, recuperação de áreas degradadas, atração de novas oportunidades para o comércio, garantia de maior segurança para a sociedade e diminuição do impacto ao meio ambiente.