A Faculdade Esup, parte da Unidade de Educação do Grupo Empreza, acaba de implantar um sistema inovador de captação de energia solar.
Mais econômica e eficiente do que as tecnologias atualmente disponíveis no mercado, a adotada pela instituição prevê um melhor aproveitamento dos raios solares, que pode variar de acordo com a aplicação.
O novo sistema foi empregado, primeiramente, como o intuito de gerar energia suficiente pala iluminar o estacionamento, com capacidade para 200 carros, e o subsolo da faculdade.
"Os espaços atendidos somam cerca de 2 mil m2 quadrados essa tecnologia permite captar energia mesmo em dias nublados. Temos uma autonomia de 48 horas", esclarece o diretor geral da Esup, Luiz Antonio Ribeiro.
A adoção de um modelo energético limpo e sustentável implica em maior eficiência energética fornecida de forma ininterrupta, uma queixa constante das unidades de ensino e administrativa, que ainda sofrem com as constantes quedas de fornecimento.
A economia também é uma das consequências positivas da mudança.
"Os gastos com energia elétrica representam de 40% a 50% do nosso custo fixo".
O gestor também informa que as próximas etapas compreendem a alimentação do sistema de refrigeração do campus e o data center do Grupo Empreza, etapas que serão finalizadas ainda neste semestre.
Desenvolvida pelo pesquisador José Alves Macena, assessorado pelo programa Escola de Empreendedorismo Esup, a tecnologia sobrepõe às concorrentes por não sofrer desgaste entre as fases de captação e alimentação das baterias.
"Não há desperdício e também não é necessário fazer adaptações nos equipamentos alimentados pela energia proveniente dessa fonte", explica.