sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Energia solar fotovoltaica deve crescer até 25% em 2015

China, ìndia e EUA ditarão velocidade de expansão do mercado solar mundial
China, ìndia e EUA ditarão velocidade de expansão do mercado solar mundial
A Ásia e os Estados Unidos determinarão a velocidade do crescimento da indústria de energia solar fotovoltaica em 2015, mesmo se mercados emergentes como Chile e África do Sul continuem a crescer rapidamente, informou a consultoria IHS, que apontou um aumento mundial de até 57GW de nova capacidade instalada no ano. Por Bernd Radowitz em Berlim 

O mercado incipiente de armazenamento de energia solar também deve crescer.

A IHS previu que os custos da energia solar devem continuar a cair e as novas instalações solares deve aumentar entre 16% a 25% - 53GW a 57GW – comparadas com o ano passado.

“Tudo isso aponta para o fortalecimento da recuperação da indústria solar em 2015, mesmo que ainda frágil”, disse Ash Sharma, pesquisador sênior e diretor de energia solar da IHS.

A cadeia de fornecedores, no entanto, se consolidou por meio de fusões, aquisições e falências à medida que as empresas tentaram solucionar dívidas e lidar com mudanças na base de clientes.

Os maiores mercados serão a China, o Japão e os Estados Unidos, enquanto os principais responsáveis pelo crescimento mundial no ano serão China, Estados Unidos e Índia.

Nos mercados emergentes, o Chile deve seguir os passos da África do Sul ao atingir 1GW de capacidade instalada solar.

Outros mercados em rápida expansão citados pela consultoria são Jordânia, Filipinas e Honduras. O potencial do Brasil, México e Turquia foram reconhecidos mas ainda há muita incerteza nestes países.

Até o final de 2015, disse a empresa, o estado da Califórnia deve ter 10% de sua energia suprida pela fonte solar, ultrapassando líderes como Alemanha e Itália em termos proporcionais.

O relatório da consultoria também prevê uma consolidação no mercado epecista seguindo o fim de incentivos no Reino Unido que afetará o crescimento de usinas solares de grande escala. 

Mesmo assim, as ilhas britânicas deverão liderar em novas instalações de usinas solares fotovoltaicas com 1,4GW neste ano.

O novo mercado de acumuladores solares deve continuar a crescer, mesmo que nível mais baixo. As instalações anuais de sistemas ligados à rede com sistemas de armazenamento de energia, deve triplicar, atingindo 775MW.

A Alemanha deve liderar este setor já que os preços da tecnologia caíram 25% em 2014, segundo a associação alemã de energia solar BSW.

Cerca de 15 mil residências no país já instalaram acumuladores nos seus sistemas solares, aproveitando incentivos governamentais. Só o banco alemão de fomento, KfW, registrou um aumento de 32% nestes sistemas em 2014.