quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Florianópolis é primeira cidade no Brasil a receber hélice eólica similar a da Torre Eiffel

A França fará a aguardada conferência mundial do clima em dezembro próximo na “cidade luz” Paris. 


No primeiro andar da torre Eiffel funcionam duas turbinas eólicas para dar exemplo ao mundo e iluminar as áreas comerciais da torre com energia 100% limpa e plenamente renovável. 

O fornecimento das hélices eólicas foi feito pela UGE, de Nova Iorque (EUA), empresa global que atua em 90 países e fornece design e soluções energéticas eficientes. 

A Urban Green Energy também se faz presente em empreendimento aqui no Brasil, na cidade de Florianópolis (SC). 

Essa mesma tecnologia está em funcionamento em duas torres dos edifícios Neo Next Generation, construído na badalada praia do Novo Campeche.

“Nossas hélices no topo dos prédios já estão iluminadas, proporcionando um espetáculo à parte, durante o dia e a noite. Os moradores e visitantes do bairro se encantam com a beleza do movimento” comemora Jaques Suchodolski, arquiteto e empreendedor do Neo Next Generation. 

“A parceria estabelecida com a UGE não poderia ter sido melhor, acabamos de receber um “up grade das hélices”, o modelo 2016, que já estão em funcionamento no empreendimento” conclui Suchodolski.

As hélices de dimensões reduzidas são compactas e com eixo vertical. 

Serão o futuro nas edificações daqui em diante devido ao seu aprimoramento técnico, confiabilidade e eficiência de vida útil que hoje está em 20 anos. 

Os modelos de geradores eólicos da UGE tem três pás confeccionadas em fibra de vidro e são reforçados com fibra de carbono, gerando energia com ventos de baixíssima intensidade, já a partir de 5m/s.

Sol e vento aquecem 100% da água no residencial na praia 

A energia eólica que capta a energia dos ventos via hélice de eixo vertical funciona com eficiência associada às placas coletoras solares e garantem 100% da água quente dos apartamentos e áreas de convivência dos dois edifícios Neo Next Generation. 

Com estas fontes de energias renováveis – sol e vento - é possível a cada morador uma redução de 100% no uso de energia de aquecimento, gerando uma redução de 50% em comparação do consumo com o aquecimento convencional da água.

Essa realidade que utiliza a tecnologia para ganhos em escala já está disponibilizada aos moradores do empreendimento construído pela Asas Incorporações e Habitat, numa praia de natureza preservada no leste de Florianópolis. 

Até 2020 calcula-se que 10% das novas edificações residenciais e comerciais vão contar com energias de baixo carbono, principalmente a eólica e a solar.