terça-feira, 10 de maio de 2016

EDP reforça dicas de economia de energia com a chegada do frio


Distribuidora orienta clientes sobre a importância do consumo consciente. 

Mogi das Cruzes (SP) — Com chegada do frio, alguns hábitos como tomar banhos quentes e longos, utilizar torneira elétrica e secadora de roupas começam a fazer parte do cotidiano nas residências. 

Para evitar surpresas com a conta de luz no fim do mês, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, orienta os clientes sobre como otimizar o uso dos aparelhos eletrodomésticos no inverno. 

Confira as dicas: - 

O chuveiro continua sendo o campeão de consumo no período frio e, dependendo dos hábitos da família, poderepresentar mais de 30% da conta de luz. 

É unânime que o melhor banho é aquele com mais conforto de temperatura e pressão, mas é importante ter consciência que quanto maior a potência da ducha, maior o gasto de energia. Portanto, se não tem como evitar o banho com temperatura muito alta, o ideal é reduzir o tempo, entre 5 a 8 minutos. - 

As torneiras elétricas têm as mesmas características dos chuveiros, por possuir resistência, e isso eleva o consumo de energia. Para reduzir o desperdício e economizar, a dica é ensaboar toda a louça para depois enxaguá-las de uma só vez. - 

Quando se trata de geladeira, o mais importante é regular o termostato, pois a temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto nos dias quentes. 

A parte de trás do eletrodoméstico não deve ser usada para secar panos de prato e roupas, pois isso prejudica a ventilação do equipamento, e a borracha de vedação da porta deve ser verificada periodicamente. 

“Para conferir se a borracha de vedação está em bom estado ou precisa ser substituída, faça um teste prático: prenda uma folha de papel na porta da geladeira e tente retirá-la; se a folha sair com facilidade, está na hora da troca”, explica Marcos Scarpa, relações institucionais da EDP. 

Vale lembrar que, quanto maior esforço do motor do equipamento, mais gasto de energia. - Aquecedores de ambiente, secadores de roupas e de cabelo também são alguns dos vilões da conta de luz. 

A dica é adquirir aparelhos com porte adequado para atender a demanda de uso, considerando as dimensões dos cômodos e quantidade de pessoas na casa. 

Ao adquirir um novo eletrodoméstico ou eletroeletrônico, é imprescindível verificar a categoria do Selo Procel, na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), afixada no aparelho. 

Instituída pelo Inmetro, que avalia os equipamentos em sua eficiência e impacto ao meio ambiente, o Selo auxilia na escolha por produtos que contribuam para o baixo consumo e, consequentemente, para a redução da conta de luz. Fique atento —

A fatura de energia traz informações importantes que podem contribuir com a gestão do consumo familiar, como por exemplo, as Bandeiras Tarifárias. 

No mês de maio, a cor vigente continua sendo a verde. Isso significa que a maior parte da energia gerada no país está sendo pelas hidrelétricas, que tem custo mais baixo. 

Nestas condições, a tarifa da distribuidora não sofre nenhum acréscimo, porém, vale ressaltar que o consumo elevado pode gerar uma conta de luz mais alta. 

Outro item de destaque, é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado de São Paulo. 

O valor varia de acordo com a faixa de consumo do cliente. Até 90 kWh/mês, o consumidor fica isento; de 91 a 200 kWh/mês, há um acréscimo de 12%, e acima de 201 kWh/mês, é acrescido 25% sobre o consumo.