quarta-feira, 4 de maio de 2016

Evento do PNUD em São Paulo discute melhorar eficiência de sistemas de refrigeração de edifícios

O objetivo é que os estudos apresentados durante o encontro em São Paulo sirvam de base para a implementação de projetos-piloto para melhorar a eficiência energética dos sistemas de ar-condicionado nas edificações.
Projetos otimizam eficiência energética de edifícios. Foto: EBC
Projetos otimizam eficiência energética de edifícios. Foto: EBC
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério do Meio Ambiente promoveram evento em São Paulo na semana passada (dias 27 e 28) com o objetivo de discutir alternativas mais modernas para os sistemas centrais de refrigeração de ambientes, reduzindo a emissão de clorofluorcarbonetos (CFC), prejudiciais à Camada de Ozônio.

O evento faz parte do Projeto Demonstrativo de Gerenciamento de Chillers, desenvolvido no âmbito do Protocolo de Montreal — tratado internacional em que os países signatários comprometeram-se a substituir substâncias poluentes.

“Montamos esse seminário para divulgar práticas para proteção da Camada de Ozônio no setor de chillers (refrigeração por água)”, disse a gerente de proteção da Camada de Ozônio do ministério, Magna Luduvice, na abertura do seminário.

Um dos grandes problemas dos sistemas de ar-condicionado em edifícios é que, muitas vezes, trata-se de aparelhos antigos que não tem limpeza e manutenção adequadas. “Esses aparelhos se encontram em defasagem em relação aos índices de eficiência energética adotados atualmente”, disse a oficial de programa do PNUD, Marina Ribeiro.

“Para substituir esses gases, é preciso ter um gás que tenha um mínimo impacto sobre o meio ambiente; tenha alta eficiência do sistema; e segurança como fator muito importante, com treinamento, gerenciamento e educação”, declarou a engenheira da Johnson Controls e palestrante do evento, Celina Bacellar.

Dessa forma, uma série de propostas e estudos de substâncias naturais e sintéticas foram apresentadas nos dois dias de evento, que reuniu cerca de 300 especialistas, além de 12 palestrantes nacionais e internacionais.

Retrocomissionamento

Durante o seminário, foram apresentados projetos de “retrocomissionamento” realizados em prédios de São Paulo. 

Trata-se de “estudos técnicos para otimizar a eficiência energética de edifícios e sanar problemas de projeto”, explicou o engenheiro da Somar Engenharia, Maurício Rodrigues.

“Se você colocar um ‘timer’ (relógio) para apagar a luz depois de certo horário no seu escritório, ou um ‘timer’ para desligar o ar-condicionado depois do expediente, isso já é retrocomissionamento, e você gastou muito pouco com o equipamento. 

Um gasto que será recuperado rapidamente com a economia de energia”, explicou por sua vez o especialista James Anderton.

“Os prédios vão evoluindo com o tempo e, por isso, temos que estar sempre atualizando os projetos”, explicou Rodrigues.

O objetivo é que os estudos apresentados sirvam de base para a implementação de projetos-piloto para que outros estudos retrocomissionamento sejam realizados pelo Brasil, para, assim, melhorar a eficiência energética dos sistemas de ar-condicionado nas edificações.