quinta-feira, 25 de agosto de 2016

CPFL Piratininga instala sistema de iluminação LED na UNESP e Parque Tecnológico em Sorocaba

Fonte: Procel Info  



São Paulo – Por meio de seu Programa de Eficiência Energética, a CPFL Piratininga, empresa que atende 27 municípios do interior e litoral do Estado de São Paulo e Baixada Santista, concluiu a instalação de 4.302 novas luminárias com tecnologia LED, no Parque Tecnológico e no Instituto de Ciência e Tecnologia do campus da UNESP, em Sorocaba. 

Mais eficiente, esse tipo de iluminação tem maior luminosidade, além de proporcionar uma economia na conta de luz. 

A obra foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e teve um investimento total de R$ 178 mil.

A expectativa é de que os novos sistemas de iluminação gerem uma economia de 190 MWh/ano. 

Quantidade de energia suficiente para abastecer aproximadamente 80 residências, com um consumo mensal de 200 kWh, durante um ano. 

“A instalação da nova tecnologia de luminárias LED traz vantagens imediatas, como redução dos custos com o consumo de energia e com a manutenção, já que a vida útil desse tipo de sistema de iluminação é muito maior”, ressalta o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Luiz Carlos Lopes Júnior.

Embora pequenas, as lâmpadas consomem uma quantidade razoável de energia. Esse tipo de iluminação é mais eficiente, pois apresenta maior eficiência, com um consumo menor. 

Para se ter uma ideia, o modelo fluorescente tem uma potência de 40 watts, já a LED com potência de 18 watts apresenta a mesma luminosidade. 

A iniciativa também contribuirá com o meio ambiente, na medida que evitará a emissão de 20,93 toneladas de CO2. 

Para efeito de comparação, essa quantidade de dióxido de carbono representa o mesmo que o plantio de 126 novas árvores.

Os recursos do programa de Eficiência Energética provêm do valor arrecadado nas contas de energia elétrica. Esse dinheiro volta para a sociedade por meio de projetos que buscam conscientizar a população sobre o consumo racional de energia elétrica. 

O Programa de Eficiência Energética da CPFL é desenvolvido desde 1999 e promove o combate ao desperdício, ampliando a reflexão que utilizar a eletricidade de forma sustentável é vital para o futuro da humanidade.

Comunidades Eficientes

A CPFL Piratininga também investiu mais de R$ 2 milhões para a entrega de 868 equipamentos mais eficientes, entre geladeiras, chuveiros e aquecedores solares, para clientes de baixo poder aquisitivo nas cidades de Sorocaba, Iperó e Votorantim, no primeiro semestre de 2016.

O volume de energia economizado com a substituição das geladeiras antigas por modelos eficientes foi de 1.163 MWh. A título de comparação, essa mesma quantidade de energia seria suficiente para abastecer, aproximadamente, 484 clientes residenciais, com consumo médio de 200 kWh mensais, pelo período de um mês. 

A iniciativa também evitou a emissão de 186,5 toneladas de CO2.

Batizado de “Comunidades Eficientes”, o projeto tem como objetivo promover o consumo consciente e eficiente de energia elétrica, além de eliminar as ligações clandestinas (gatos), gerando novos clientes e levando cidadania aos beneficiados. 

Os agentes comunitários visitam clientes residenciais de baixo poder aquisitivo beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética. 

São realizadas pesquisas de satisfação, orientação sobre consumo inteligente e uso seguro de energia. Esses agentes são identificados com uniforme com o logo da empresa contratada pela CPFL e crachá.

Para receber os benefícios, os consumidores devem possuir o documento NIS (Número de Identificação Social) e estar com o pagamento de contas de energia em dia. 

Para quem recebe o direito ao benefício, o programa contempla doação de poste padrão de entrada (postinho), reforma das instalações elétricas das residências, doação de lâmpadas econômicas, troca de refrigeradores, substituição de chuveiros elétricos e instalação de aquecedores solar.