quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Representantes da Ásia e União Europeia analisam eficiência energética brasileira durante 13º COBEE



Evento acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo, e já está com as inscrições abertas

A 21ª Conferência da Convenção-Quadro das Nações Unidas (COP 21) foi um marco histórico por representar um ponto de partida para a construção de economia de baixo carbono no mundo. 

Nesse sentido, a eficiência energética é uma das principais ferramentas que colaboram na diminuição das emissões de gases de efeito estufa. 

O Brasil, por exemplo, assumiu como meta na COP 21 reduzir suas emissões em 43% abaixo dos níveis de 2005 até 2030 através de várias medidas, entre elas, atingir 10% de ganho de eficiência no setor elétrico entre 2021 e 2030.

Com o objetivo de aproximar e promover o intercâmbio de experiências, o 13º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) reunirá representantes da Ásia e Pacífico e União Europeia para apresentar as novidades e tecnologias de seus países nos dias 30 e 31 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Ricardo Esparta, especialista sênior em Tecnologias de Baixo Carbono da Low Carbon Business Action in Brazil (LCBA), falará sobre os compromissos e as políticas públicas desenvolvidas pela União Europeia para ajudar a cumprir as metas de combate às mudanças climáticas assumidas na COP 21. 

Uma dessas ações é a LCBA, que tem como objetivo promover rodadas de negócios entre 720 pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras e europeias até o final de 2017 para estimular a transição às tecnologias de baixo carbono.

“O Brasil ocupa papel de protagonista nas discussões multilaterais sobre a mitigação da mudança global do clima. Também tem um mercado grande e de reconhecida importância nas relações econômicas, sociais e políticas com a União Europeia. 

O grande desafio brasileiro, no entanto, é conseguir alcançar a consistência de políticas que estimulem eficiência energética que a União Europeia já alcançou. Um bom exemplo é a dificuldade de financiamento que as empresas de conservação de energia brasileiras ainda enfrentam”, esclarece Esparta.

Já o Diretor do The Energy Conservation Center Japan (ECCJ), Katsuhiko Yamamoto, destacará as iniciativas em eficiência energética que estão dando resultados na Ásia e Pacífico. 

Para mais informações, acesse o site www.cobee.com.br.

Serviço
13º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) e ExpoEficiência
Data: 30 e 31 de agosto de 2016
Horário: 8h30 às 18h30

Local: Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo/SP

Inscrições: www.cobee.com.br ou pelo telefone (11) 3549-4525


Painel “Iniciativas internacionais que servem como exemplo”

Auditório único

Data: 30/08

Horário:14h50 às 15h40


SOBRE O COBEE:

Realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), é o maior evento brasileiro voltado à disseminação de tecnologias e oportunidades em eficiência energética. 

Representantes das empresas, profissionais e outros interessados em investir no setor poderão participar de palestras e debates e conhecer novas tecnologias, produtos e serviços.


SOBRE A ABESCO:

Fundada em 1997, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que representa oficialmente o segmento de eficiência energética brasileiro, fomentando e promovendo ações e projetos para o crescimento do mercado energético. 

A entidade atua para disseminar e promover a eficiência energética, uma atividade técnico-econômica que objetiva proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custos operacionais correlatos, minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico de empresas ou empreendimentos.