terça-feira, 11 de abril de 2017

MAPA SOLAR DO GOOGLE MOSTRA POTENCIAL DE ENERGIA SOLAR EM CIDADES NORTE-AMERICANAS

Você já pensou se vale a pena instalar placas de energia solar no telhado na sua casa? O engenheiro de software Carl Elkin – um funcionário do Google – criou um projeto que pode te ajudar a responder a essa pergunta.


O Project Sunroof foi desenvolvido nas horas vagas do trabalho na empresa – que incentiva os colaboradores a se dedicarem a projetos pessoais. Elkin, vendo o potencial sustentável e de economia que a energia solar traz, resolveu criar esse sistema. 


Basicamente, ele usa o Google Maps para responder perguntas como: “Vale a pena instalar placas fotovoltaicas?”, “Qual o melhor lugar do telhado para fazer a instalação?”, “Será que a economia vai compensar os gastos?”

O Project Sunroof utiliza as imagens de satélite do Google Earth combinadas com os mapas do Google Maps. A partir disso, calcula o potencial de geração de energia de um painel solar na sua casa, revelando inclusive quanto você poderá economizar.

Ficou curioso para saber mais informações a respeito desse projeto voltado à energia solar?


Confira como o Google se envolveu no Project Sunroof.





A empresa criará um modelo em 3D do telhado das casas – e isso será possível graças às imagens em alta resolução gerados pelos novos satélites que ela tem acesso.


Logo em seguida, um algoritmo realizará os cálculos a fim de descobrir qual o potencial de geração de energia solar do local. Além disso, também será levado em conta algumas variáveis que podem diminuí-lo – entre eles, prédios ou árvores que fazem sombra na casa.

Depois de todo esse processo, o algoritmo combinará os resultados com informações relacionadas a padrões de temperatura, formação de nuvens e outras questões que podem impedir a incidência de energia solar nos telhados.

Por fim, todos os resultados levantados mostrarão quantas horas de sol poderão ser convertidas em energia, bem como qual a localização no telhado é melhor instalar a placa solar. Vale ainda destacar que o programa ainda dará uma base de quanto de economia será possível realizar ao longo de 20 anos.

Bastante coisa, não é mesmo?! Justamente por toda essa complexidade, o projeto de energia solar do Google funcionará apenas em duas cidades do Estados Unidos: São Francisco e Boston. No entanto, a tendência é que a cobertura seja ampliada com o passar do tempo.
Agora, resta torcermos para que esse projeto ou algum outro parecido venha ao Brasil! Afinal de contas, precisamos de mais medidas de incentivo a projetos de placas de energia solar.





Se deseja acompanhar mais notícias referentes a esse universo, não esqueça: Acompanhe todas as novidades disponíveis no Portal Solar! 


Caso deseje ingressar de vez nesse tipo de energia sustentável e ajudar o planeta e o seu bolso, fique ciente que o nosso site do Portal Solar te coloca em contato com os melhores fornecedores de placas solares do mercado.

Ficou curioso? Entre no site Portal Solar agora mesmo e conheça mais detalhes a respeito do assunto. Você não irá se arrepender!