terça-feira, 18 de abril de 2017

Programa de Eficiência Energética é inaugurado na Unisul

Ciência e Tecnologia 


O Programa de Eficiência Energética da Celesc (PEE) investiu cerca de meio milhão de reais na Unisul Unidade Pedra Branca. 

O recurso destinou-se à substituição de 1.618 lâmpadas fluorescentes tubulares por LEDs tubulares nos blocos F, G e H, e à instalação de placas fotovoltaicas com previsão de 55,02 MWh/ano de energia. 

A inauguração do Projeto ocorreu no dia 4/4, às 14h, no hall do Bloco G. 

A Unisul recebeu subsídios para o sistema fotovoltaico de geração de energia pelo PEE Celesc.

O Programa é patrocinado pela Agencia Nacional de Energia (Aneel) e a Celesc, contou com dois parceiros para sua implementação na Unisul. 

O Grupo de Pesquisa em Energias Alternativas e Renováveis do curso de Engenharia Elétrica (GPEAR), do campus da Grande Florianópolis, coordenado pelo professor doutor João Luiz Alkaim, em parceria com a Graphus Energia e Engie Solar submeteu o projeto em outubro de 2015. 

Entre os 35 projetos concorrentes do Estado de Santa Catarina ao subsídio, nove foram contemplados. Ao longo de 2016, o Projeto de Eficientização foi implantado nos blocos F, G e H da unidade Pedra Branca. 

Toda a estrutura física do projeto foi finalizada em fevereiro de 2017, restando ainda um ano de medições e verificações para então haver a validação total do projeto. A redução planejada da demanda é de 41,5 kW e a energia a ser economizada de 142,76 MWh/ano.

O investimento subsidiado foi de R$ 530.360,64, com uma economia prevista de R$ 88.365,99/ano.

O objetivo do PEE Celesc subsidiado pela Aneel é promover a disseminação dos conceitos e procedimentos referentes à conservação de energia , eficiência energética e otimização energética de equipamentos. 

Com a popularização dos conceitos de eficientização energética , a ideia é que haja redução do desperdício de energia elétrica , fato que possibilitará a economia na realização de novos investimentos para a expansão do sistema elétrico.