quarta-feira, 20 de abril de 2011

Consumidores estão dispostos a adquirir serviços de eletricidade por canais alternativos, revela pesquisa da Accenture

Famílias passam a olhar além do valor da conta e passam a ter experiências com tecnologias móveis para controlar a eletricidade.

São Paulo- Estudo da Accenture revela que a maioria dos consumidores compraria eletricidade, produtos e serviços de eficiência energética de empresas que não são fornecedoras de energia. A pesquisa “Os Valores do Novo Consumidor de Energia”, realizada com mais de 10 mil pessoas em 18 países - incluindo o Brasil - demonstrou que:

Ao menos 90% dos entrevistados no Brasil, China, África da Sul, Coréia do Sul e Singapura comprariam eletricidade, produtos e serviços de eficiência energética de fornecedoras de energia não tradicionais; em comparação com 23% dos consumidores na França, 50% na Bélgica e 59% na Alemanha.

59% dos consumidores comprariam energia, produtos e serviços de eficiência energética de varejistas, 49% comprariam de companhias de telefonia e 45% de sites reconhecidos.

Quando questionados sobre a compra de produtos que economizam energia, como termostato inteligente, 54% optariam por adquirir do próprio fornecedor de eletricidade, 50% comprariam de varejistas, 32% de sites online e 22% de companhias de telefonia.

"Até o momento, os consumidores preferem comprar energia elétrica de empresas públicas, mas estão cada vez mais dispostos a conhecer novos produtos e serviços de fornecedores alternativos. Para fidelizar os clientes atuais, as empresas de eletricidade terão que ampliar os serviços oferecidos, ser inovadoras e modificar a maneira como se relacionam com os clientes. Estas companhias podem capitalizar oportunidades de negócios por meio de parcerias com outras marcas, para levar maior valor agregado a produtos e serviços oferecidos", afirma Greg Guthridge, diretor global de Varejo e Serviços de Negócios para Utilidade Pública da Accenture.

A pesquisa também demonstrou que 57% dos entrevistados adotariam um programa pessoal de gerenciamento de energia, mesmo que não houvesse impacto no valor das contas de eletricidade. Até mesmo 1/3 dos clientes pagaria 5% a mais em suas contas, se fosse necessário, para adotar o programa. Porém, 89% dos entrevistados consideram importante que a interface do programa seja de fácil compreensão e 53% consideram que ela deve ser divertida. Quando questionados sobre características que buscam nesse programa de gerenciamento, 20% disseram que estariam interessados ??em programas que incluam atividades familiares e jogos sobre usabilidade de energia elétrica.

Para os consumidores, tão importante quanto o valor da conta de eletricidade é o desenvolvimento de tecnologias móveis para controlar os programas de gestão de energia elétrica, conforme demonstram os dados abaixo da pesquisa: .60% dos entrevistados estão interessados ??em tecnologias que podem automatizar completamente a gestão da sua eletricidade.

.35% instalariam um dispositivo inteligente que ‘liga e desliga’ automaticamente aparelhos pré-selecionados.

. Mais de 1/3 (36%) dos clientes estão interessados em monitorar e gerenciar o uso do programa de gestão de energia elétrica por aparelhos eletrônicos pessoais.

. 35% têm interesse ??na possibilidade de personalizar o design do programa de gestão em casa ou em algum portal.

. Mais de 1/3 (32%) dos consumidores baixariam aplicativos para medir o consumo de energia em tempo real.

Quando questionados sobre a privacidade de dados, 63% afirmaram que permitiriam a fornecedores terceiros acessarem aos seus dados pessoais caso fosse necessário para o funcionamento do programa de gerenciamento de energia elétrica. Além disso, 48% também permitiriam o acesso a dados pessoais a terceiros se fosse necessário para oferecer serviços adicionais para ajudar a economizar nas contas de eletricidade.