Acordo prevê o desenvolvimento de software de monitoramento do uso de energia em veículos elétricos e híbridos
Steve Ballmer, da Microsoft, e Akio Toyoda, da Toyota
A Microsoft e a Toyota anunciaram uma parceria de US$ 12 mi para o desenvolvimento de uma tecnologia de eficiência energética para automóveis híbridos e elétricos.
O acordo mira a criação de um padrão global para essa tecnologia. Prevê ainda o desenvolvimento de tecnologias conjuntas para comunicações, dados e recursos multimídia para veículos.
Segundo o acordo, o investimento será usado para o desenvolvimento de uma tecnologia smart grid que fará com que a eletricidade dos veículos híbridos e elétricos seja usada de forma mais eficiente e com recursos renováveis. O uso da bateria e a quantidade de energia gerada serão monitorados e gerenciados por um software.
A Microsoft já tem disponível uma tecnologia similar para monitoramento e gerenciamento de energia doméstica chamado HOHM. Espera-se que essa tecnologia seja combinada com a tecnologia veicular já que a parceria prevê que, até 2015, os clientes da Toyota tenham acesso a serviços digitais que incluiriam o monitoramento integrado do uso da eletricidade do indivíduo tanto em casa quanto no carro.
Fontes: Computerworld / PC World