AGÊNCIA BRASIL
Iniciado em 16 de outubro de 2011, o horário de verão - que vigora em dez estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além da Bahia e do Distrito Federal - terá uma semana mais que nos últimos anos e terminará somente em 26 de fevereiro, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora.
O motivo é que o terceiro domingo de fevereiro de 2012, quando os relógios deveriam ser atrasados em uma hora, será feriado de carnaval. Pelo Decreto nº 6.558, que regulamenta a medida, quando a data coincide com o feriado do carnaval, o encerramento é adiado para o domingo seguinte.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a desconcentração da demanda reduz o risco de problemas nas linhas de transmissão, nas subestações e no sistema de distribuição que poderiam afetar o fornecimento de energia elétrica.
A expectativa do governo federal é que haja uma redução entre 4,5% e 5% da demanda de energia no horário de pico, entre o fim da tarde e o início da noite.
Em 2010, a economia foi de 4,4%. Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo.
Isso significa que, no horário de maior pico, deixaram de ser consumidos cerca de 2 mil megawatts anuais, ou duas vezes a carga no horário de pico da cidade de Belo Horizonte ou 75% da demanda em Curitiba