terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Jovens do Tranzoo pesquisam hábitos do consumo de energia

Notícia publicada na edição de 20/01/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul
Giuliano Bonamim
giuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br

Os 75 participantes do Tranzoo foram às ruas da Vila Hortênsia para descobrir o comportamento dos moradores a respeito do consumo de energia. 


Os integrantes do projeto abordaram os habitantes da região, ontem de manhã, e passaram dicas de economia e de preservação do meio ambiente. O resultado da pesquisa foi debatido em uma conversa no período da tarde nas dependências do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba.

A professora aposentada Sandra Maria Alvarenga Haiek, 58 anos, recebeu a visita de três participantes do Tranzoo na porta de sua casa. Respondeu oito perguntas de um questionário sobre o consumo de energia e recebeu elogios dos pesquisadores. Segundo Sandra, a economia de energia virou um hábito em sua residência. "O banho não passa de sete minutos e praticamente todos os aparelhos eletrônicos ficam desplugados da tomada durante a noite", diz.
 
O resultado tem refletido na conta mensal. "Desde que comecei a tomar esses cuidados, o valor praticamente caiu pela metade", completa. O estudante Marcelo Ferreira Pires, 16 anos, preencheu o relatório da aposentada e elogiou o comportamento dela em relação à preocupação com o meio ambiente. "O que ela faz deveria ser seguido pelas demais pessoas", comenta.

Pires é um dos 75 integrantes do Tranzoo, que reuniu nesta semana estudantes entre 13 e 17 anos de idade em atividades no zoológico Quinzinho de Barros. O evento é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e toda a programação do curso é baseada no tema "Energia que sustenta", já que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

De acordo com Viviane Aparecida Rachid Garcia, responsável pela divisão de Educação Ambiental da Sema, o objetivo do evento é sensibilizar e informar o público sobre a importância do uso da energia sustentável e seus benefícios dentro de casa. "A ideia é que eles questionem e reflitam como as nossas ações diárias refletem num consumo positivo ou negativo", diz.

O curso ainda envolve jogos, oficinas, visitas técnicas e uma série de atividades diferenciadas que, também, proporcionarão momentos de diversão e lazer aos participantes. O evento termina hoje com um café da manhã e premiação dos participantes.