Laboratório desenvolve projetos e avaliações com a finalidade de conceder selos de desempenho
Clipping/IPT
SXC.hu
Estudos do Laboratório de Conforto Ambiental (LCA) do Centro Tecnológico do Ambiente Construído (Cetac) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) tem desenvolvido trabalhos relacionados ao conforto ambiental e conservação de energia em edifícios.
O LCA está preparado para atuar como laboratório de avaliação no âmbito da concessão de selos de desempenho energético, assim como o Procel Edifica para verificar se o projeto possui potencia de eficiência.
A norma ABNT NBR 15.575 – Edifícios Habitacionais de até cinco pavimentos: Desempenho, foi publicada em maio de 2008, entrou em vigor em maio de 2010, porém seu impacto no setor da construção civil ainda não teve o alcance previsto, uma vez que sua exigência abrangerá os projetos que serão protocolados após março de 2013.
No entanto, é utilizada como referência para a avaliação de desempenho de edifícios no âmbito do Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (Sinat), exigindo que sistemas construtivos inovadores sejam submetidos a avaliações de desempenho.
“O laboratório promove o aprimoramento do desempenho térmico e energético de edifícios, inclusive com sistemas construtivos inovadores”, afirma a pesquisadora Maria Akutsu, responsável pelo LCA.
Estes trabalhos podem ser desenvolvidos para projetos com e sem ar-condicionado, buscando sempre o melhor resultado em termos de conservação de energia e conforto ao usuário.
Então, tem sido fundamental a utilização de softwares de simulação, seja para a determinação do comportamento térmico da edificação ou do consumo energético.