sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Eficiência Energética - São Paulo ganha táxis híbridos




A prefeitura de São Paulo entregou nesta terça-feira (11) 20 táxis híbridos à cidade. Eles fazem parte do primeiro lote de uma frota inédita no Brasil, que terá 116 automóveis. 

Segundo a prefeitura, os carros têm dois motores, um elétrico e outro a combustão, o que reduziria o consumo de combustível e diminuiria em até 40% a emissão de poluentes.

Os táxis híbridos foram incorporados em frotas de 10 empresas de táxis associadas à Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo – Adetax. 

Cada veículo, modelo Toyota Prius, custou R$ 120 mil, mas a economia em combustível acaba compensando o valor do automóvel, pois o motor elétrico trabalha sozinho até o veículo atingir a velocidade de 50 km/h. 

A partir dessa velocidade, o próprio carro entende que é necessária mais força para movimentá-lo e, então, o motor à combustão é acionado automaticamente.

“Numa cidade como São Paulo, onde o trânsito é intenso e as velocidades das vias são baixas, acabamos utilizando pouquíssima gasolina com esse carro. 

A economia no bolso aumenta e o lucro no final do mês, consequentemente, também vai crescer. Além disso, o meio ambiente agradece”, disse o taxista Francisco Martins.

Com um tanque de combustível com capacidade para 45 litros, os veículos híbridos chegam a fazer 25,5 quilômetros por litro, e têm autonomia de até 1.150 quilômetros, consumindo 50% menos combustível, dependendo do modo de condução, se comparado a um veículo modelo 1.0. 

Além disso, a bateria do motor elétrico é carregada conforme o veículo roda, e não na tomada, o que não requer investimento em infraestrutura.

(Prefeitura de São Paulo)