quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Mercado de lâmpadas LED da GE no Brasil deve crescer mais de 50% em 2013

POR EDG.CCOUTO | NEGÓCIOS

Rua Avanhandava, no centro de São Paulo: em 2010, as lâmpadas convencionais, de vapor de sódio, foram substituídas por lâmpadas LED. (Foto: Divulgação/ GE Iluminação)

A americana GE sonha bem alto quando se trata do mercado de iluminação e lâmpadas LED na América Latina. Uma altura, para ser mais precisa, equivalente a um crescimento de mais de 50% por ano só no segmento de LED.

Trata-se de um negócio incipiente, claro. Daí o salto, resultado de um cálculo cuja base ainda é pequena. A GE não divulga o faturamento do segmento de iluminação no Brasil (o faturamento total da empresa na América Latina, em 2011, foi de US$ 8,2 bilhões, dos quais US$ 3,7 bilhões no Brasil), mas o presidente e CEO da GE Iluminação para a América Latina, Lionel Ramirez, diz que a procura por lâmpadas mais eficientes, como a de LED, tem aumentado tanto por parte do consumidor como pelo setor público.

No Brasil, projetos de iluminação pública com lâmpadas LED podem ser vistos no Rio de Janeiro, em Florianópolis e em São Paulo.

Há vários tipos e formatos de lâmpadas LED mas, de forma geral, elas se caracterizam pela maior durabilidade e uma economia de energia que pode variar de 50% a 80% em relação às lâmpadas convencionais.

O Brasil deve experimentar um crescimento ainda maior que os demais países da região. Ramirez diz que enquanto as vendas de toda a área de iluminação da GE deve crescer de 15% a 20% na região, o aumento das vendas no Brasil deve ser o dobro disso, chegando a um crescimento de até 40%.

O que vai puxar esse resultado, segundo Ramirez, será a crescente adesão às novas tecnologias.

Algo que vai acontecer em todas as esferas: na iluminação residencial, comercial, do setor público e de espaços públicos, seguindo uma tendência global de transição para a iluminação eficiente.

Neste ano, a empresa firmou um parceria com a cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, para prover as soluções de iluminação para a reforma (ou retrofit, como têm sido chamadas as reformas focadas na substituição de materiais e tecnologias antigas por outras novas e sustentáveis) de edifícios em toda a cidade.

Fonte: Época Negócios