VICE-PRESIDENTE DE RECURSOS HUMANOS DA SCHNEIDER ELECTRIC -
O Estado de S.Paulo
Falar em eficiência energética pode parecer um tema muito complexo e distante da nossa realidade. No entanto, essa questão está muito próxima do cotidiano do brasileiro.
O potencial hidrelétrico do nosso País está entre os maiores do mundo, mas a distribuição não é uniforme. Concentrado basicamente na Região Norte, esse potencial está distante dos principais centros consumidores. E, ainda hoje, há lugares no Brasil onde a população tem acesso à energia elétrica somente por algumas horas.
Com tantos recursos, o País apresenta grande potencial na geração de projetos voltados para a eficiência energética. E isso ficou mais do que comprovado quando os estudantes Igor Soares, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), e Marcellye Miranda, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criaram um projeto que integra sete sistemas e permite a economia não só de energia, mas também de água.
A dupla venceu a edição de 2012 do "Go Green in the City", promovido pela Schneider Eletric, cruzou o Atlântico e teve o projeto reconhecido e admirado globalmente.
Ciente do interesse da nova geração por sustentabilidade e interessada em engajar e atrair cada vez mais esse público, a companhia lançou, há três anos, esse desafio para estudantes universitários de todo o mundo: o desenvolvimento de projetos inteligentes para gerenciamento de energia como parte das soluções verdes que o planeta necessita.
A proposta está em linha com a missão da companhia de ajudar as pessoas a fazer mais com menos, com a nossa luta diária para desenvolver soluções inovadoras e competitivas em eficiência energética e com o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Diante de um mercado cada vez mais desafiador e de um mundo que se transforma em uma velocidade nunca antes vista, o talento da dupla mineira também rendeu, antes mesmo de deixar a faculdade, uma proposta de trabalho na Schneider Electric e a oportunidade para conhecer unidades da empresa em dois outros países.
Igor e Marcellye foram escolhidos porque demonstraram competências e valores que a empresa valoriza, como criatividade, objetividade e, acima de tudo, paixão.
O "Go Green in The City" reflete a cultura Schneider Electric. Diversidade, por exemplo, é um tema muito valorizado pela empresa - seja ela de gênero, cultura, experiência ou competência.
Por isso, decidiu que a equipe de trabalho do programa deveria ser composta por um homem e uma mulher, ambos cursando do segundo ao último ano de cursos de graduação, mestrado ou MBA ligados a negócios ou engenharia.
São 200 vagas para candidatos do Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, México, Polônia, Rússia, Turquia e Estados Unidos. Simultaneamente, o leste asiático também realiza uma versão do desafio.
Na primeira etapa, os participantes devem enviar ideias que permitam rápido retorno sobre investimentos a partir da economia de energia, além de redução das emissões de carbono e, consequentemente, dos custos operacionais.
Os projetos devem ser apresentados em inglês e em vídeo, PDF ou PowerPoint. Devem ser acompanhados pelo currículo dos membros e uma carta de apresentação. Nesta fase, a área de recursos humanos da Schneider de cada país avalia as inscrições, o que já nos permite identificar talentos que podem vir a integrar o quadro de colaboradores da empresa.
Para a segunda fase, exportamos para o "Go Green In The City" nosso programa de mentoring e colocamos a experiência dos nossos profissionais para auxiliar as 100 duplas selecionadas na criação da análise de um case de negócios, baseado em seu projeto inicial.
Na terceira e última fase, programada para junho, as 25 equipes finalistas, sendo 24 do "Go Green in the City" e uma do desafio aplicado no leste da Ásia, são premiadas com uma viagem a Paris (França) para apresentar os projetos a um júri de executivos da empresa.
A equipe vencedora, assim como os mineiros Igor e Marcellye, ganha oportunidade de estágio e uma viagem para conhecer outras duas subsidiárias da Schneider Electric. Entram, portanto, no competitivo mercado de trabalho com uma bagagem já marcada por inovação em sustentabilidade e uma vivência internacional.
As inscrições para o "Go Green In The City 2013" vão até 3 de março no