terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Eletrobras Procel e Sebrae: parceria a serviço da eficiência energética

Rio de Janeiro – A Eletrobras Procel Indústria e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ) desenvolvem ferramentas para informar sobre uso eficiente de energia e água nas empresas


Ivana Varela, para o Procel Info

Rio de Janeiro – Duas ferramentas computacionais capazes de prever a otimização de recursos por micro e pequenos empresários, além de permitirem também o planejamento melhor dos seus gastos, foram desenvolvidas através de uma parceria da Eletrobras Procel Indústria juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ). 

O objetivo principal dessas ferramentas chamadas “Auto Avaliação” e “Avalie” é contribuir para identificar o potencial de conservação de energia e, desta forma, aumentar a competitividade e a produtividade das micro e pequenas empresas brasileiras.

O software Auto Avaliação tem por objetivo levantar dados e informações preliminares para orientar os empresários, principalmente de micro e pequeno portes, quanto ao nível da eficiência no uso da energia e água em suas atividades, contribuindo para identificar potenciais de conservação de energia e, desta forma, aumentar a competitividade e a produtividade das micro e pequenas empresas brasileiras. 

Já o Avalie, por sua vez, faz uma avaliação do desempenho energético de cada micro e pequena empresa comparando-o com o desempenho energético de um grupo de empresas do mesmo setor no período de 2001 a 2003. 

Fernando Perrone, gerente do Departamento de Projetos de Eficiência Energética da Eletrobras, explica como funciona os dois softwares na prática: “A avaliação é dividida em duas etapas. 

Na primeira, é realizada uma análise do comportamento praticado pela empresa em três áreas que influenciam o perfil de uso da energia e água: práticas de gestão, instalações e aspectos construtivos, com base num questionário que deverá ser respondido pelo empresário. 

Na segunda etapa, há a avaliação do estágio em que se encontra a empresa quanto ao uso da energia, apontando os pontos que podem ser melhorados. O sistema encaminha também automaticamente as respostas do questionário para o Sebrae, compondo um quadro geral do setor, sendo possível comparar o seu resultado com a média das outras empresas do segmento. 

Vale a pena ressaltar que os dados das empresas não são divulgados nominalmente. O Avalie, por outro lado, faz uma avaliação do desempenho energético de cada micro e pequena empresa. 

Tal como o Auto Avaliação, o acesso ao Avalie é online e, ao acessá-lo, o empresário lança os dados de sua empresa no sistema e recebe um relatório comparando o seu desempenho energético atual com o desempenho energético de empresas do mesmo setor no período de 2001 a 2003”, completa. 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado do Rio de Janeiro, Sebrae, foi uma das primeiras instituições do estado a se dedicar ao tema eficiência energética. Desde 1974, por meio do “Programa Sebrae de Eficiência Energética”, começou a desenvolver e aplicar a metodologia nessa área. 

O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento sustentável, ajudando esse segmento a implementar ações relacionadas ao uso eficiente da energia, e promover a busca contínua de “boas práticas” no uso de todas as formas de energia pelos empresários, gerando, assim, ganhos efetivos de competitividade aos empreendimentos, além de maior equilíbrio ambiental. 

Na parceria, o Sebrae atua promovendo desde o estudo, a avaliação e o desenvolvimento de técnicas mais econômicas e eficientes para o uso da energia nesse segmento, até a elaboração de manuais e a conscientização de funcionários e empresários. 

Para alcançar este objetivo, o Sebrae estabelece parcerias com instituições renomadas do setor, como foi o caso da Eletrobras Procel, abrangendo desde o desenvolvimento de projetos conjuntos até a disponibilização de conteúdos de interesse produzidos no âmbito do programa. 

Os softwares de computador são apenas um dos diversos produtos do convênio firmado entre o Sebrae-RJ e a Eletrobras. O desenvolvimento dos softwares levou cerca de um ano e recebeu investimentos de R$ 28 mil, sendo aproximadamente R$ 20 mil só da Eletrobras. 

Os softwares estão disponíveis gratuitamente para download no site do Sebrae Nacional.

O engenheiro eletricista Ricardo Wargas, que há 11 anos é responsável pela gerência de inovação e acesso à tecnologia do Sebrae, participou e desenvolveu diversas ações nesse campo, entre diagnósticos, cursos, palestras, missões técnicas, acumulando experiências e se tornando grande conhecedor no tema eficiência energética, sempre voltado aos pequenos negócios. 

Para ele, a eficiência energética é uma das questões mais importantes da atualidade e é fácil entender porque está na pauta de chefes de Estado, dirigentes de grandes corporações mundiais, cientistas, formadores de opinião, entre outros. 

“O tema também é fundamental para o Brasil, tanto que, recentemente, o governo criou mecanismos para reduzir as tarifas de energia elétrica. 

A decisão visa estimular a economia e aliviar custos do setor industrial”, diz ele. 

A Eletrobras considera que esse tipo de iniciativa agrega valor a um produto que oferece uma energia limpa e sustentável para a sociedade. O uso eficiente de energia faz parte do DNA da Eletrobras desde sua criação, e foi reforçado com o início do Procel na década de 80. 

Acredita-se que estes softwares irão trazer muitos benefícios para os empresários, mas também para a sociedade como um todo, que terá mais energia disponível para o crescimento da economia. 

Os softwares estão disponíveis gratuitamente para download no site do Sebrae Nacional em Auto Avaliação e Avalie