Brasil - Revista Exame aborda desconto na conta de luz e a questão da eficiência energética em indústrias brasileiras
Brasil - A edição da Revista Exame desta quinzena trouxe em suas páginas uma reportagem sobre a redução na conta de luz, que poderá ficar de 18% a 32% para os brasileiros, anunciada pela presidente Dilma.
Segundo o texto, “a medida é bem-vinda, sem dúvida, mas ainda insuficiente para equiparar a tarifa brasileira aos padrões internacionais.
Ainda segundo a publicação, “as indústrias passaram a fabricar bens de consumo que gastam menos energia, mas elas próprias costumam enxergar o investimento em eficiência energética como um custo, e não como algo capaz de gerar resultados".
Em um gráfico, a Revista Exame elenca três setores que mais consomem energia, destacando que as indústrias de cimento estão entre as mais eficientes , com gasto de energia em tonelada equivalente de petróleo para obter 1 tonelada do produto.
A matéria conclui que “a redução de tarifa de energia elétrica ajudará as indústrias brasileiras a diminuir seu custo de produção, mas não é suficiente para torná-las competitivas nessa área.
Para avançar mais, as empresas precisam investir em eficiência energética”.
Clique no link abaixo e leia a reportagem na íntegra