quinta-feira, 31 de julho de 2014

Setor elétrico analisa alternativas para a expansão e modernização da indústria

FONTE/AUTOR.: TATIANA PAIVA



Empresários das principais empresas de energia e autoridades públicas reúnem-se em setembro para debater planejamento, regulação e operação na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. 

Módulo sobre Gestão e Eficiência Energética reunirá grandes consumidores

Entre os diversos setores da economia brasileira, o elétrico talvez seja hoje o que mais desafios enfrenta. Com uma matriz energética antiquada e custosa e com o consumo de energia do país em plena expansão, o setor experimenta um dos seus momentos mais críticos, uma vez que a discussão aponta para a urgência de uma intervenção nos modelos de geração, de transmissão e distribuição e também de precificação do insumo a curto e médio prazos. 

A depender dos resultados eleitorais deste ano, o setor elétrico pode ou não ganhar mais importância entre as prioridades federais e ser destino de investimentos públicos. Hoje, sabe-se que a previsão é de que nos próximos quatro anos R$ 200 bilhões sejam aplicados.

É com o propósito de elencar soluções para o ganho de eficiência e para o ajustamento entre oferta e demanda da energia elétrica no Brasil que será realizada a 15ª edição do Energy Summit, seminário organizado pelo Informa Group, que reúne empresários das principais companhias de energia, consumidores, fornecedores de soluções, instituições financeiras e órgãos do governo em um encontro de três dias em São Paulo.

Dividido em blocos temáticos, o Energy Summit acontece de 15 a 17 de setembro, no Caesar Park Faria Lima, em São Paulo, e conta com a orientação de um conselho formado por especialistas do porte do diretor presidente da Equatorial Energia, Firmino Ferreira Sampaio, do diretor da E Positiva e Presidente da Abraget, Xisto Vieira Filho, do presidente do Conselho de Administração da Endesa Brasil, Mario Fernando de Melo Santos e da sócia da Dória, Jacobina e Gondinho Advogados, Maria Alice Dória.

“O respaldo conceitual e técnico do nosso conselho nos permitiu formatar uma grade palestras sem precedentes e com total sinergia com o atual momento do setor elétrico no Brasil. Obtivemos uma adesão muito significativa de personagens-chave da iniciativa privada e do poder público que enriquecerão sobremaneira o debate este ano, no Energy Summit”, comenta a gerente do evento, Melissa Dallarosa.

Eficiência Energética e Finanças e Financiamento – No primeiro dia de evento, o Energy Summit organiza o encontro gratuito exclusivo sobre Gestão e Eficiência Energética para grandes consumidores que reúne executivos de empresas como ArcelorMittal Brasil, America Energia, Iguatemi SP, Hospital Albert Einstein, Renault, Pepsico, Votorantin e CSN com o propósito de analisar alternativas para a redução dos custos com energia e a otimização da contratação deste insumo.

Também no dia 15, é organizado o Seminário Estratégico de Finanças e Financiamento no Setor Elétrico, que tratará das perspectivas de investimento no setor elétrico e proporá aos participantes a discussão sobre como alcançar a sustentabilidade econômica das empresas de energia, pontuando as novas alternativas de capital para financiar a expansão da infraestrutura elétrica no país.

Expansão de Oferta, Mercado e Planejamento – No dia 16 de setembro, o Energy Summit dedica-se à análise da demanda e da oferta, com foco na análise do potencial da inserção da mini e micro geração na matriz energética brasileira.

Na parte da tarde, o encontro do setor elétrico volta os olhos para um amplo debate sobre o mercado, com tangências nas projeções econômicas e de preço de energia, os impactos do risco hidrológico para toda a cadeia, e sobre o planejamento, abordando os projetos de infraestrutura elétrica nacional e os leilões com mecanismo para equilibrar a matriz elétrica.

Regulação, Gestão, Operação e Segurança Energética – No último dia de Energy Summit, os temas propostos são focados na regulação – Avaliação dos efeitos do primeiro biênio da MP 579 e da Lei 12.783, a evolução tarifária e o cenário futuro da remuneração das distribuidoras, cases de outro países na definição de seus modelos regulatórios.

No que se refere à gestão, o evento aborda a questão da redução de custos com manutenção do nível de qualidade dos serviços, o consumidor do futuro e suas exigências, investimentos em P&D para agregar maior valor aos serviços, sem deixar de lado temas relativos a aspectos operacionais e de segurança, como os riscos técnicos decorrentes da atual sobrecarga operacionais das usinas.

Sobre o ENERGY SUMMIT 2014
Em sua 15ª edição, o Energy Summit é reconhecidamente o mais tradicional fórum de discussões sobre a indústria elétrica, reunindo especialistas sobre geração, transmissão e distribuição e comercialização do insumo. Em 2014, o Energy Summit acontece de 15 a 17 de setembro, no Caesar Park Faria Lima, em São Paulo. 
Mais informações sobre as palestras, palestrante e inscrições estão disponíveis no site do evento, em: 


Sobre o Informa Group
O Informa group é o maior provedor mundial de informação especializada e serviços para as comunidades acadêmica e científica, profissional e empresarial. O grupo tem sua sede em Londres e outros 150 escritórios em 40 países, empregando 10000 funcionários em todo o mundo. 

As ações do Informa group estão listadas na Bolsa de Valores de Londres, compondo o índice das 250 maiores companhias (FTSE-250:INF). No segmento de eventos, o Informa group é hoje o maior organizador de feiras, conferencias e treinamentos do mundo com capital aberto, com uma agenda de mais de 12 mil eventos por ano. 

Na América Latina, o Informa Group está presente através de várias empresas como IBC, IIR, BTS Informa, AchieveGlobal e InformaEconomics - FNP.