quinta-feira, 24 de julho de 2014

Unifei oferece Curso de Conservação e Uso Eficiente de Energia

Minas Gerais - Curso a distância se torna uma realidade para alunos assistirem aulas de qualquer lugar




Felipe Lima, para o Procel Info

Minas Gerais - Quem pensa enriquece. Já dizia o americano Napoleon Hill, em um de seus livros, sobre a importância de explorar o raciocínio. Para tanto, nos dias atuais, o aprimoramento acontece pelo investimento em cursos (e não importa se é científico ou complementar, vale a especialização). 

O estudante que acredita neste pensamento encontra o segredo para conseguir sucesso profissional, porque em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, destaca-se o mais preparado.

Profissionais jovens geralmente enfrentam o dilema de manter os estudos ou ingressar no mercado de trabalho, porém, a tentativa consiste em equilibrar esse meio termo, especialização e trabalho. 

Com a aproximação e avanço dos meios tecnológicos aos estudantes, nunca ficou tão fácil estudar, de forma confortável e prática, onde estivermos. O curso a distância é uma realidade que convida os alunos para assistirem aulas em qualquer lugar. 

Pensando em contribuir na formação de profissionais cada vez mais capacitados, a Unifei (Universidade Federal de Itajubá – MG), em parceria com a Eletrobras Procel, oferece o Curso de Conservação de Energia – ENERGE, que apresentará os fundamentos e as tecnologias para o uso eficiente de energia para o setor industrial e de serviços. 

O curso é livre para alunos de quaisquer áreas acadêmicas, porém o público alvo são alunos de graduação ou pós-graduação em Engenharia. 

Segundo Emerson Salvador, responsável pelo Departamento de Desenvolvimento da Eficiência Energética da Eletrobras, que tem parceria no curso, ‘’a prioridade deve-se ao fato da maior parte das disciplinas do curso, que é voltado para a área de eficiência energética em sistemas motrizes, estar relacionado à área de Engenharia. 

Mas isso não exclui a possibilidade de alunos interessados de outras áreas fazerem o curso’’. 

Salvador enxerga com bons olhos o curso a distância: ‘’Uma das vantagens do ensino à distância é que não existem fronteiras, qualquer aluno, seja morador no Rio Grande do Sul ou no Amazonas, poderá fazer o curso utilizando-se apenas de um computador e do acesso à internet. 

A última edição do curso atingiu números incríveis, atraindo interessados de 23 estados do país’’.

Os alunos que se candidatarem devem dispor de, em média, 7 horas semanais para execução de atividades propostas. É importante que tenham disponibilidade para participar das aulas de ‘’Meeting’’, que acontecerá no dia 18 de setembro, às 18h (horário de Brasília). 

Esta atividade será desenvolvida à distância com todos os alunos participando de modo "online". 

’’A eficiência energética é a engenharia bem feita no sentido de se aproveitar ao máximo os recursos, diminuindo as perdas’’.

O professor, Jamil Haddad, da Unifei – MG crê nas expectativas: 
’’Atingir alunos de todo o Brasil fomentando a discussão e disseminando conhecimento técnico sobre um tema tão importante, mas que ainda tem muito a caminhar no Brasil. 

Nossos alunos precisam sair do ambiente acadêmico com uma visão clara e realista das possibilidades da eficiência energética não só para o mercado como também para o setor público’’. 

Haddad ressalta ainda a importância de realizar um curso voltado para eficiência energética: 

’’A eficiência energética é a engenharia bem feita no sentido de se aproveitar ao máximo os recursos, diminuindo as perdas. 
Entendemos que a eficiência deveria ser um dos pontos principais de atenção e estudos já que indica a possibilidade de se ter mais energia sem que haja a necessidade de se construir novas usinas de geração de energia elétrica. 
A eficiência aumenta a energia disponível diminuindo-se o que se joga fora com as perdas’’. 

O professor também cita a importância do conhecimento por parte dos estudantes para as mudanças de hábito: ’’Se tratando do ambiente acadêmico, essa importância ganha corpo porque é com conhecimento que se mudam os hábitos. Para mudar os hábitos de desperdício precisamos mudar a cultura e essa mudança passa, inclusive, pelas salas de aula de nossos cursos de Engenharia’’. 

Mais do que nunca, o conhecimento é um fator de suma importância não só para estudantes e sim para todos. É isso que torna alguém inesquecível, aquele que sabe e ensina o que aprendeu (também precisamos obter sempre o espírito de aprendiz em nossa essência). 

Já dizia Cora Coralina: ‘’feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’’. 

Para mais informações sobre o curso ENERGE clique aqui