segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Planejamento é o melhor caminho para manter a segurança de uma obra no que se refere à instalação elétrica

A segurança deve ser a primeira preocupação de qualquer tipo de construção quando o assunto é instalação elétrica. 

É importante reforçar, conforme a norma técnica da ABNT NBR 5410, alguns aspectos como escolha dos materiais a serem aplicados em relação ao local, tipo de sistemas, área externa, área interna, método de instalação (aparente, embutida, enterrada).





A norma ABNT NBR 15.465 também precisa ser levada em consideração, pois ela estabelece os requisitos técnicos para os eletrodutos corrugados flexíveis classe leve para esforço mecânico 320 N / 5 cm e classe Médio para esforço mecânico 750 N / 5 cm, diferenciando a sua aplicação para paredes de tijolos e para lajes e pisos.

Porém é comum observar-se a utilização da classe leve em toda instalação, dificultando a passagem dos fios e cabos, devido a deformação do eletroduto chegando a danificar a isolação dos fios e cabos ou em casos extremos impedindo a passagem dos mesmos pelo eletroduto.

Também observa-se inadequação no dimensionamento da instalação, encontrando-se itens embutidos que não atendem os requisitos técnicos normativos ou impossibilitam sua utilização de forma adequada, dificultando uma ampliação futura, como exemplo: 

eletrodutos de diâmetro inferior não atendendo a taxa de ocupação que é de 40% no caso de três ou mais condutores conforme norma ABNT NBR 5410,

caixas 4x2 e 4x4 com dimensões reduzidas ou instaladas de forma profunda nas paredes, dificultando a fixação dos mecanismos 

e placas das tomadas e interruptores, fiação dimensionada a menor não levando em conta taxa de ocupação, temperatura e distância (queda de tensão).

Além disso é comum encontrar quadros de distribuição instalados em locais que não são de fácil acesso, com objetos obstruindo o acesso e tamanhos reduzidos não possibilitando a instalação de DR e DPS para regularização da instalação e muito menos ampliação futura.

Reforçando que o item segurança sempre deve nortear qualquer obra, em especial nas instalações elétricas, deve-se evitar emendas mal feitas, isolação inadequada, utilizando fitas adesivas não isolantes, dentro de tubulação com água, fiação de elétrica junto com a fiação de telefonia, cabo de rede, antena e outros, em alguns casos utilização de interruptores e tomadas não adequados a tensão e corrente da carga no local. 

É muito comum encontrar chuveiros com plugues e tomadas que são para no máximo 20A e proibido por norma, em chuveiros que consomem mais do que isso ao invés de utilizar os conectores adequados de porcelana para 50A.


O Grupo Legrand, especialista mundial em sistemas elétricos e digitais para infraestruturas prediais, além de possuir uma extensa opção de materiais certificados dentro das mais rígidas normas de segurança, indica que o projeto de instalação elétrica seja planejando e acompanhado por profissionais de reconhecida competência no sentido de garantir um investimento seguro e o bom uso dos materiais.

Fonte: - See more at: http://www.voltimum.com.br