terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Com o aumento da conta de luz, é hora de economizar energia

Thatiana Pimentel


A bióloga Constância Ayres, casada e com dois filhos adolescentes, conseguiu reduzir quase 20% da sua conta de energia com medidas simples como evitar ligar o ar-condicionado, manter as janelas de casa abertas, usar a máquina de lavar em um dia específico da semana e ligar pouco a TV. 

Isso tudo no verão, onde o consumo costuma aumentar em até 10% em relação ao inverno, segundo dados da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). 

Para incentivar atitudes como o da bióloga, em tempos apagão, a empresa começa neste sábado uma campanha educativa que vai percorrer até fevereiro sete praias do litoral pernambucano com dicas de consumo consciente.


Daniel Sarmento, gestor de eficiência energética da Celpe, afirma que hábitos simples podem fazer a diferença. 

“O raciocínio é básico. Os aparelhos que mais consomem devem ter um monitoramento maior. 

Eles correspondem ao chuveiro elétrico, ar-condicionado, ferro de passar, máquina de lavar roupas e a geladeira”, explica. Outra dica de ouro é que quanto mais antiga a máquina, maior o gasto energético. 

“É preciso ter cuidado principalmente com as borrachas das portas das geladeiras, que quando estão velhas aumentam em até 30% o consumo de energia. 

Além disso, adquirir aparelhos com selo Procel de Eficiência Enrgética e trocar as lâmpadas por LED também provocam uma grande redução na conta.”

Na casa de Constância Ayres todos estes procedimentos foram adotados e mais outros, como o uso paredes claras nos ambientes e janelas abertas durante o dia e a noite. 

“Como eu gosto muito de banho quente, para me acostumar com o banho frio eu faço um exercício antes. Aí bate o calor e fica mais suportável. Também costumo ir em todos os quartos da casa antes de dormir para verificar aparelhos que, ocasionalmente, estejam ligados ou no stand by. 

Meu filho sempre diz que o computador está baixando alguma coisa, mas eu desligo mesmo assim”, completa. Todos os cuidados provaram ser efetivos e levaram a uma redução da conta da bióloga de R$ 170 para R$ 140.

Saiba mais...

Dez dicas para economizar energia

1. Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes

2. Não deixe a luz acesa em cômodos desnecessariamente

3. Pinte as paredes internas e os tetos da casa com cores claras. Elas refletem e espalham a luz para todo o ambiente

4. No caso dos aparelhos de ar-condicionado, mantenha os filtros sempre bem higienizados

5. Sempre use o ar-condicionado com temperaturas acima de 20 graus

6. Máquina de lavar roupa e ferro de passar consomem bastante energia. Portanto, tente usá-los quando houver bastante roupa acumulada para realizar o trabalho de uma única vez

7. No caso do ferro de passar, outra dica é passar roupas leves por último. Como elas precisam de menos calor, você pode aproveitar a temperatura ainda alta quando o ferro for desligado e passá-las rapidamente

8. Evite deixar aparelhos eletrônicos em stand-by. Apesar de desligados, esse modo pode representar um gasto mensal de até 12%

9. Mantenha a borracha de vedação da geladeira sempre em bom estado

10. Quando viajar, mesmo que por dois dias, desligue a chave geral da casa para não gastar energia com coisas desnecessárias

Fonte: Celpe