quinta-feira, 26 de março de 2015

Eficiência Energética - Empire State Building – Um retrofit mais que especial!




O Empire State Building é um prédio de 102 andares na Fifth Avenue (Quinta Avenida), entre a 33rd Street e a 34th Street. 

Um ícone de Nova York que por mais de 40 anos foi considerado o prédio mais alto da mundo, título que perdeu com a construção do World Trade center.

Apesar de ter sido inaugurado em 1931, esse velho senhor atualmente consome menos energia do que muitos edifícios construídos no ano passado! 

E como isso pode ser possível?

Após tantos anos de uso, uma reforma precisava ser feita. 

Sistemas e acabamentos estavam ultrapassados e consumiam muito tempo e dinheiro para sua manutenção. 

Neste momento, a decisão de modernizar o edifício tomou proporções maiores e em 2009, o Empire State Building iniciou um trabalho de renovação completa, incluindo não apenas a melhoria dos sistemas e acabamentos, mas a melhoria de seus sistemas visando a sustentabilidade e a economia de energia, água e emissão de carbono.

Este projeto sustentável chamado de “retrofit” foi premiado e em 2011 ele recebeu a certificação LEED® Gold for Existing Buildings (certificação LEED Ouro para edificações existentes). 

Após a conclusão completa do programa de retrofit proposto, o edifício reduzirá o consumo de energia total em mais de 38%, os gastos com energia em até USD 4,4 milhões por ano e as emissões de carbono em até 105.000 toneladas métricas nos próximos 15 anos!

O que foi feito no ESB, pode ser feito em várias edificações antigas que desejam consumir menos. 

Além da eficiência energética, as alterações no Empire State Building, que ajudaram a conseguir certificação LEED Gold incluem:

Instalação de equipamentos de baixo fluxo de água nos banheiros do edifício;
O uso de material de limpeza verdes e produtos de controle de pragas;
Reciclagem de resíduos de inquilino e restos de construção;
O uso de produtos de papel reciclado;
O uso de tapetes de conteúdo reciclado, revestimentos de parede, tintas e adesivos com baixos VOC´s;
Um programa de engajamento dos inquilinos, incluindo medição setorizada, um recém-criado Sistema de Gestão de Energia e os requisitos obrigatórios verdes em contratos de arrendamento.

Para fornecer informações aos visitantes sobre a renovação, uma exposição sobre sustentabilidade foi montada no 2oº andar. 

A exposição exibe a tecnologia e os processos de ponta utilizados na reformulação.

Ela conta a história do notável processo de renovação de uma forma divertida e fácil de entender, usando uma combinação de monitores digitais, esculturas e materiais de construção reais, que certamente irá inspirar visitantes de todas as idades.




Parte da exposição

Um vídeo muito interessante sobre o que foi feito na edificação pode ser visto clicando no link: Ficando verde!

E você já foi visitar o velho-novo Empire State? 

Conte o que achou das ações propostas!