quinta-feira, 26 de março de 2015

TCE consegue reduzir custos e recebe Selo - ISO 50001

Assessoria
A meta para 2015 é chegar à redução de 10% no consumo














O Tribunal de Contas de Mato Grosso é o primeiro do país a receber a Certificação ABNT NBR ISO 50001:2011 em seu sistema de Gestão de Energia. 
Foram implantadas ações para dar cumprimento à Política de Eficiência Energética com o propósito de contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável. 
No ano de 2014 alcançou 5% de redução no consumo de energia o que corresponde a 137.280 kw/h com o programa de troca de lampadas fluorescente por LED. 
A meta para 2015 é chegar à redução de 10% no consumo. Ao todo foram trocadas 4.500 lâmpadas, sendo investidos R$ 270 mil.
O selo 50001:2011 é uma norma internacional de gestão de energia instituída pela Associação Brasileira de Normas Técnicas em 2014. 

Atualmente, existem somente 11 empresas privadas com a certificação no Brasil. 

De acordo com o presidente do TCE-MT, conselheiro Waldir Júlio Teis, "trata do reconhecimento do compromisso constante da instituição com a qualidade e a sustentabilidade".

Para melhorar as práticas de Gestão Energética, foram incorporadas várias ações, tais como: Substituição de lâmpadas de alto consumo de energia por lâmpadas econômicas (lâmpadas de LED); 

Sensor de presença; Adequação da cabine de força (Grupo Gerador) do Prédio Administrativo, visando atender às exigências da concessionária de energia; 

Levantamento das necessidades de substituição dos aparelhos condicionadores de ar antigos, por novos com selo PROCEL; 

Gerenciamento e monitoramento da rede elétrica, incluindo a manutenção do sistema de geração de energia do TCE (Gerador), entre outras ações.

Os trabalhos para a implantação do processo de certificação iniciaram-se no 2º semestre de 2014, com a instituição da Comissão do Sistema de Gestão de Energia pela Portaria nº 130/2014. 

A fim de enfrentar esse desafio, o TCE – MT, aplicou programas de eficiência energética, promoção e adoção contínua de inovações tecnológicas em seus edifícios e instalações, sem redução de seus padrões de qualidade e da segurança no funcionamento.

Antes de submeter o TCE-MT à avaliação da Associação Brasileira de Normas Técnicas, foi realizada em janeiro de 2015, a Reunião de Análise Crítica pela Alta Direção com o objetivo de verificar a conformidade do Sistema de Gestão de Energia com a Política de Eficiência Energética, os objetivos, metas e avaliar o desempenho do TCE-MT, no âmbito da gestão de energia. 

A Política Energética é o documento que declara o comprometimento do TCE-MT para atingir melhoria do desempenho energético em suas instalações, conscientização de seus colaboradores e a contribuição para o desenvolvimento sustentável. 

A reunião contou a presença do presidente do TCE-MT, Waldir Júlio Teis, do secretário Geral da Presidência, Emanoel Gomes Bezerra Júnior – RD e representantes do Sistema de Gestão de Energia - SGI e do Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ.

Dessa forma, após o cumprimento dos requisitos legais, em 13/02/2015 foi concedido ao TCE-MT, o Certificado de Conformidade do Sistema de Gestão de Energia, pela ABNT- Associação Brasileria de Normas Técnicas, sendo o TCE-MT o primeiro Tribunal de Contas do país a obter tal Certificação.