quarta-feira, 29 de julho de 2015

Plano nacional de eficiência energética pode gerar economia de até R$ 40 bi no Brasil

Jornal do Brasil


Maiores reduções de custo e menores impactos no meio ambiente. 

A aplicação de práticas de eficiência energética no Brasil promete gerar benefícios tanto no âmbito econômico quanto no ambiental, e vem sendo buscada em diversas frentes pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), que fomenta e estimula projetos voltados à redução do consumo energético no país. 

Embora ainda pouco aplicadas pelo mercado brasileiro, as práticas de eficiência podem gerar amplas vantagens aos bolsos de empresários e dos consumidores finais.

Apenas no setor elétrico, essa economia pode chegar a R$ 20 bilhões, com o potencial de dobrar se forem incluídos outros setores, afirma o presidente da Abesco, Rodrigo Aguiar, que enxerga com bons olhos as perspectivas para os próximos anos.

Para que as práticas de redução se consolidem no país, é necessária a criação de um plano de eficiência energética nacional que determine regras e metas para o segmento, explica Aguiar, o que poderá levar à ampliação de um mercado ainda restrito no Brasil. 

Responsável por uma larga fatia do consumo de energia no país, o setor industrial ainda carece de iniciativas voltadas par a esse fim.

“Hoje, o nosso pior desempenho é na área industrial. 

O setor tem que acordar para isso”.

Com Petronotícias