segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CEEE estuda ventos para instalar novos parques eólicos no Rio Grande do Sul

Expectativa da companhia é que estudo leve a novas usinas, que estariam aptas para ir a leilões em 2014

Da redação
 


A CEEE concluiu nesta sexta-feira (14/10) a montagem da primeira torre de medição eólica na localidade de Povo Novo, em Rio Grande (RS). 
A estrutura, de 100 metros de altura e duas toneladas, abrigará equipamentos para medir a direção e a velocidade do vento, temperatura, pressão e umidade do ar.

Segundo a empresa, os dados serão coletados nos próximos três anos e servirão de base para o projeto de um futuro parque eólico em Rio Grande, com cerca de 100MW de potência instalada. De acordo com o diretor de Geração da companhia, Ronaldo Vieira, a planta deve estar pronta para entrar nos leilões de energia de 2014. “Nossa expectativa é de que ele possa começar a operar entre 2016 e 2017”, afirma Vieira.

A CCEE explica que a escolha do local se deu a partir de estudos desenvolvidos entre 2009 e 2010, "que o classificam como ideal para a instalação do empreendimento, devido à velocidade média dos ventos na região". Também foram levadas em consideração facilidades como a proximidade da rede de transmissão, a disponibilidade de terras e a inexistência de impedimentos ambientais. 
O investimento da CEEE na estrutura, nos equipamentos e em sua manutenção nos próximos três anos é estimado em R$225 mil. Mais três torres devem ser instaladas em outras regiões do estado do Rio Grande do Sul: uma em Campos Borges e as outras em locais a serem definidos.