sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sustentabilidade - Hotel paraibano é exemplo

Hotelaria brasileira já valoriza ações que reduzam impactos ambientais, como no consumo de água

O turismo tem potencial para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de um país, se for conduzido com planejamento adequado às características biológicas, físicas, econômicas e sociais locais. 

A atividade turística no Brasil vem trilhando caminhos para maior conscientização e compromisso de parte do setor privado com posturas responsáveis, capazes de contribuir para a sustentabilidade ambiental, econômica e social. Alinhado à vertente da sustentabilidade, o setor hoteleiro nacional está utilizando práticas de gestão responsável, além de medidas concretas no campo da sustentabilidade, como redução no consumo de água e energia elétrica.

Clique para Ampliar
Projeto do Verdegreen, segundo o Guia Quatro Rodas, desde o início, 
desenhava uma obra não poluente, perfil seguido à risca durante a construção 
DIVULGAÇÃO

"Quando comparado à hotelaria de outros países, muitos estabelecimentos hoteleiros no Brasil ainda não atentaram para a importância de suas práticas sustentáveis", avalia Daniel Machado, gerente geral do hotel Verdegreen. Porém, ele ressalta que "uma certa minoria já começa a nos dar exemplos e perceber que simples ações e pequenos investimentos podem contribuir com a diminuição dos impactos ambientais gerados, sem interferir na qualidade da prestação de serviços".

Clique para Ampliar
Aluguel de bicicletas e reúso de água para irrigação são                                                                                           
encontrados no local, eleito como Hotel Sustentável do Ano

No Brasil, como no mundo, o setor de hospedagem é formado majoritariamente de pequenas e médias empresas, principalmente quando se fala de turismo sustentável ou aquele mais associado aos destinos ecológicos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), os principais impactos ambientais ocasionados pelo setor são o consumo de água, energia, material de limpeza e geração de resíduos.

Desta forma, os hotéis começaram, já há algumas décadas, a trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes, economizando energia. Depois, a separar o lixo que podia ser reciclado. Mais recentemente, alguns empreendimentos começam a investir na instalação de sistemas e captação de energia solar, no reaproveitamento de água da chuva para regar jardins e até no patrocínio de projetos sociais e de proteção à natureza. Tudo isso para tornar o estabelecimento sustentável, ou seja: aquele que inclui ações de preservação do meio ambiente em seu dia a dia e participa de projetos sociais.

Clique para Ampliar
Peças feitas com madeira de reflorestamento e valorização 
do artesanato local compõem algumas das ações sustentáveis

Destaque nacional

O Verdegreen Hotel, localizado em João Pessoa, capital da Paraíba, pode comemorar a consagração no quesito sustentabilidade na área hoteleira. O empreendimento recebeu o título de Hotel Sustentável do Ano do Guia Quatro Rodas 2012. Além do prêmio, continua mantendo sua posição como Melhor Hotel de João Pessoa e o único na cidade com o "selo verde".

De acordo com o Guia Quatro Rodas, "não seria exagero dizer que o hotel merecia o selo verde antes mesmo de estar completamente pronto". Ainda no seu projeto, o Verdegreen contou com uma obra não poluente, perfil seguido à risca durante a construção - todos os fornecedores de materiais eram da região, a madeira usada foi de reflorestamento e até campanha antitabagista foi realizada entre os operários. "O resultado da empreitada? Uma hospedagem cem por cento comprometida com a sustentabilidade", diz o texto da publicação.

O Verdegreen Hotel pratica muitas ações e atividades sustentáveis, diz Daniel Machado. "Dentre elas, podemos destacar a coleta seletiva dos resíduos; a maioria dos fornecedores a 80 Km de distância; treinamentos para os colaboradores ficarem envolvidos com a causa ambiental; trabalho educativo com os hóspedes; conservação e manutenção de jardins públicos; apoio a iniciativas da WWF e entidades voltadas ao conceito socioambiental; fardamento em tecido eco-eficiente; utilização de produtos de limpeza biodegradável e a implantação da ISO 14001 são algumas das ações sustentáveis", comenta.

O Verdegreen conta com aquecimento solar fototérmico, reutilização de água para irrigação de jardins, descargas e lavagens diversas, revestimento em cerâmicas naturais, madeira de reflorestamento, valorização do artesanato local, reutilização de material de demolição, iluminação natural em toda área social, iluminação de baixo consumo LED, sensores de presença, ar-condicionado menos poluentes e de baixo consumo, elevadores inteligentes, TV de LCD, descargas de duplo acionamento, chuveiros e torneiras com controle de vazão, jardins no entorno e cobertura, horta orgânica, além de muitos outros elementos.

Inaugurado em dezembro de 2008, à beira-mar da praia de Manaíra, o empreendimento dispõe de 140 unidades habitacionais e 299 leitos. Conta com 80 colaboradores. "É frequentado por turistas de negócios individuais, seguido pelo turismo de eventos e posteriormente, o de lazer. "O Verdegreen conta ainda com um setor de sustentabilidade, representado pela assistente Marlone Gonzaga, que auxilia na manutenção do sistema de gestão ambiental". A utilização de tecnologias limpas e ações sustentáveis traz consequências favoráveis, como economia dos recursos naturais, matéria-prima e energia, melhoria nas condições de trabalho, incremento na qualidade dos produtos e serviços, diminuição dos custos e conserva.

SAMIRA DE CASTRO
REPÓRTER