terça-feira, 22 de novembro de 2011

Projeto leva eficiência energética a residências no PR

Da Agência Ambiente Energia - Um projeto pioneiro de eficiência energética vai beneficiar as 694 famílias que irão morar num conjunto habitacional em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba (PR). 



As novas casas terão lâmpadas e refrigeradores de alto rendimento energético e chuveiros elétricos com sistema de recuperação de calor, que os torna mais econômicos.

A iniciativa é uma parceria entre a Copel (Companhia Paranaense de Energia) e a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e deverá ser estendida futuramente para conjuntos habitacionais em todo o Estado. A Copel prevê investir no projeto cerca de R$ 1,3 milhão.

As novas casas do Conjunto Residencial Madre Tereza de Calcutá – para onde os moradores devem começar a ser transferidos no fim do ano – terão lâmpadas e refrigeradores de alto rendimento energético e chuveiros elétricos com sistema de recuperação de calor, que os torna mais econômicos.
Esse sistema para os chuveiros consiste em fazer com que a água fria que sai da caixa de água, antes de chegar ao chuveiro, passe por uma serpentina que fica sobre o piso, logo abaixo do chuveiro. Essa serpentina absorverá o calor da água quente que cai do chuveiro, fazendo com que a água suba pré-aquecida até o chuveiro.

“Assim, é possível utilizar chuveiros de menor potência e, consequentemente, mais econômicos, sem prejudicar a qualidade do banho”, explica Ana Maria Battaglin, gerente do Departamento de Utilização de Energia da Copel, setor responsável pela condução do projeto no âmbito do Programa de Eficiência Energética da companhia.

“Com o recuperador de calor, um chuveiro com 3.200 watts de potência pode oferecer ao usuário o mesmo conforto térmico de um chuveiro de 5.400 watts”, compara.

As lâmpadas que equiparão as moradias do Conjunto Madre Tereza serão do tipo fluorescente compacta, com potência de 15 watts (iluminação semelhante a de lâmpadas incandescentes de 60 watts) e de 25 watts (que substituem sem prejuízo as incandescentes de 100 watts).