sexta-feira, 1 de março de 2013

BNDES financia diagnóstico de eficiência energética

Linha de crédito de R$30 mil será disponibilizada para as empresas certificadas pelo Qualiesco 
Clipping/Abesco













Depois de quase três anos, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) conseguiu a aprovação do cartão BNDES para diagnóstico de eficiência energética, elaborado pelas Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Escos). 

Inicialmente, o convênio com o banco viabiliza financiamentos de até R$30 mil exclusivamente para diagnóstico, mas a ideia é que no futuro mais serviços fornecidos pelas Escos também entrem no pacote. 

“A Abesco dá mais um passo rumo à consolidação de melhores condições para as Escos, no desenvolvimento do mercado de Eficiência Energética”, afirma José Starosta.


Para ter acesso ao financiamento, as empresas interessadas têm de possuir:

certificação pelo programa de qualificação deEscos (Qualiesco); 
ter pelo menos dois anos de existência; 

contar com website no qual conste portfólio de serviços prestados a no mínimo três clientes empresariais; 

e ser classificado com o código CNAE de atividade de serviços de engenharia.

O cartão BNDES deve alavancar os serviços de diagnóstico por minimizar o risco do investimento de cada Esco, pois as empresas passam a contar com a garantia do Banco para esse tipo de serviço que serve como porta de entrada para a viabilização de projetos de eficiência energética nas empresas.

O financiamento, exclusivo para micro, pequenas e médias empresas, pode ser acessado já a partir deste mês, conforme anúncio oficial do Banco. 

Conheça mais sobre o produto no portal do BNDES: www.cartaobndes.gov.br.