quarta-feira, 6 de março de 2013

eBay propõe nova métrica para eficiência energética


A empresa de vendas em leilões online partilhou uma nova metodologia de monitorização da eficiência energética que denomina como “milhas por galão”.

A eBay está a propor um novo sistema de medição da eficiência energética de centros de dados. 

Expressa-se em “milhas por galão” e reflecte os custos das operações de TI em dólares, horas de quilowatts e emissões de dióxido de carbono, numa só métrica de desempenho.


No caso da empresa de leilões online é o número de transacções de compra e venda realizadas na sua plataforma, a eBay.com. De acordo com Dean Nelson, director global da Global Foundation Services da eBay, que gere os centros de dados da empresa em todo o mundo, a métrica pode ser usada como base para alcançar melhorias de eficiência energética.



Mas pode não ser fácil a outras empresas replicar a metodologia da eBay. Esta tem uma métrica simples para a medição do desempenho – o número de transacções realizadas pelos seus clientes fazem, as quais mede em endereços URL. Outras empresas têm modelos de negócio mais complexos.

“O eBay é um sistema uno, a soma de um milhão de partes, e precisávamos de uma maneira de medir e transmitir a eficiência desse sistema”, disse o responsável terça-feira no Fórum Green Grid, realizada em Santa Clara, na Califórnia.

A eBay publicou a metodologia na esperança de outras empresas adoptarem-na também, tal como as organizações estão a aderir métrica Power Usage Effectiveness, ou PUE – igualmente para medir a eficiência dos centros de dados.

O sistema da eBay (ver imagem abaixo) é denominado como painel de Digital Service Efficiency (DSE) e vai além do PUE. Mede a sua infra-estrutura de TI e relacionando-a com as quatro métricas mais interessantes para a maioria dos seus executivos de negócio topo sobre: receitas, desempenho, impacto ambiental e custos.

No processo de partilhar o seu método, a eBay tomou a decisão invulgar de divulgar uma grande quantidade de dados sobre os seus próprios centros de dados. No final de 2012 estava a gerir 52 075 servidores físicos e durante o mesmo ano gerou 740 toneladas de carbono por milhão de utilizadores, ou 1,6 toneladas por servidor.

E estabeleceu uma meta de redução de 10% no seu custo por transacção e nas emissões de carbono por transacção diz Nelson. E além disso, quer aumentar o números de operações por quilowatt-hora na mesma proporção.

“Não vamos mostrar detalhes sobre o nosso lucro e prejuízos a toda a gente, apenas desenvolvemos uma métrica para mostrar o quanto estamos a melhorar a eficiência de ano para ano”, explica Rohini Jain, responsável financeiro para a infra-estrutura de tecnologia da eBay.

Ainda assim, o número de dados é superior aos fornecidos pela maioria das outras empresas. Por exemplo, a Google não divulga quantos servidores gere ou quanta energia os seus centros de dados consomem – embora divulgue dados de eficiência energética.