terça-feira, 6 de março de 2012

Sanepar e Lactec apresentam em congresso práticas de eficiência energética


Fonte: Agencia de Noticas do Paraná 
Paraná - A preocupação com eficiência energética chega às empresas de saneamento brasileiras.

Assim como os setores elétrico e industrial, as companhias responsáveis pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto do país começam a se interessar por produzir o máximo com o menor consumo possível de energia. 
Algumas tecnologias para aumentar a eficiência energética no setor de saneamento foram apresentadas na quinta-feira, 1º de março, pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e a Sanepar, durante o 2.º Conasa (Congresso Nacional de Melhores Práticas Executivas e Técnicas para o Setor de Saneamento), em São Paulo.

Os serviços do Lactec nesta área vão desde estudos hidrológicos até estudos de eficientização energética, passando pelo desenvolvimento de sistemas computacionais para otimizar a operação de reservatórios.

As possibilidades de estudos foram apresentadas no Conasa pelo superintendente do Lactec, Omar Sabbag Filho. Segundo ele, as companhias de saneamento são grandes consumidoras de energia elétrica, o que demanda uma atenção especial sobre este assunto. 
“Tomando como base esses dados de consumo de energia elétrica, torná-lo eficiente é um bom negócio, sem dúvida”, afirma o superintendente.

Sabbag apresentou informações sobre algumas parcerias em negociação com a Sanepar. “O quadro especializado do Lactec, a experiência no setor elétrico e também com a Sanepar nos colocam em posição de contribuir com o sistema de saneamento brasileiro”, diz Sabbag.

Entre as práticas de eficientização energética adotadas pela Sanepar, o aproveitamento energético do biogás é um dos projetos de destaque.

De acordo com Charles Carneiro, da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, a companhia é a maior consumidora de energia elétrica do Paraná e tem nesse consumo o seu segundo maior custo operacional. 
Isso justifica, segundo Carneiro, investimentos em pesquisa para aumentar a eficiência energética.

Referência – A Sanepar é uma das empresas do ramo no Brasil que mais investe em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). 
Hoje a unidade de pesquisa e desenvolvimento tem 23 pesquisadores. Charles Carneiro diz que a intenção é transformar o Centro de Tecnologias Sustentáveis Sanepar em uma referência para o setor. 
A unidade prevê o funcionamento de um laboratório de protótipos e projetos de parceria com instituições de ensino superior nacionais e internacionais.