quinta-feira, 8 de março de 2012

Timon: lição de eficiência energética que vem da escola

Com programa do Procel, escolas públicas do município do interior do Maranhão conseguem reduzir consumo de energia. Cidade é bicampeã do Prêmio Procel de Cidade Eficiente em Energia Elétrica
 

Timon (MA): ação educativa em nome 
do consumo racional de energia
Tatiana Resende, para o Procel Info

Com o objetivo de incluir no processo educativo os conceitos de eficiência energética entre professores e alunos da rede pública de ensino do país, o programa Procel nas Escolas realiza ações lúdico-pedagógicas em escolas do ensino fundamental e médio em diversos estados brasileiros. 
 
A atuação do programa em Timon, interior do Maranhão, garantiu à cidade o bicampeonato na 8ª edição do Prêmio Procel Cidade Eficiente em Energia Elétrica, realizado no último mês de outubro.

A secretária de Educação do município de Timon, professora Suely Almeida Mendes, explica que a conquista do bicampeonato é reflexo de uma mudança de mentalidade. “Timon ganhou um novo espaço, oferecendo uma melhor qualidade de vida à sociedade. O Procel chegou às escolas e mostrou que é possível realizar transformações na educação. Os recursos economizados são aplicados nas reformas das escolas e na capacitação de professores”, conta.

Em Timon, o governo descobriu como reduzir os gastos por meio da Rede Cidades Eficientes, uma das linhas de trabalho do Procel GEM (Gestão Energética Municipal). Segundo Suely Mendes, as ações de 2012 vão contar com a participação de docentes e alunos das 35 escolas atendidas pelo Procel. “O desafio é buscar novas parcerias e disseminar nossas melhores práticas em outros municípios. A nossa meta é conquistar o tricampeonato do Prêmio Procel, em 2012, e nos tornarmos o único município com esse título no Brasil”, antecipa.

De acordo com a Secretaria de Educação do município, atualmente 846 professores e 16.009 alunos de 35 escolas estão envolvidos no programa, o que gerou, em 2010, uma economia de 308 MWh, superando a meta estipulada de 139,07 MWh. Para isso, algumas escolas de Timon merecem destaque, como as escolas José Waquim e Edgar Schalch, onde o consumo diminuiu em 50%.

Outro destaque é para a Escola Zelinda de Assunção, que diminuiu o consumo em 30% com uma alternativa de lâmpadas feitas com garrafas PET. 
 
No telhado da escola foram abertas algumas frestas onde foram colocadas garrafas PET com água. Durante o dia, as garrafas conseguem iluminar toda a sala, dispensando o uso de lâmpadas e, dessa forma, economizam energia.

“O desafio é buscar novas parcerias e disseminar nossas melhores práticas em outros municípios. A nossa meta é conquistar o tricampeonato do Prêmio Procel, em 2012, e nos tornarmos o único município com esse título no Brasil”, diz professora Suely Almeida Mendes, secretária de Educação do Município de Timon

O programa Procel Educação envolve professores de todas as disciplinas aplicadas nas escolas e tem como objetivo agregar ao processo educativo informações que visem à difusão das medidas de conservação de energia entre professores e estudantes de três níveis de ensino: educação básica (infantil, fundamental e médio), escolas técnicas de nível médio e o ensino superior.

Nas escolas de educação básica, o objetivo do Procel Escola é capacitar os professores e orientadores para que sejam os disseminadores das ações do uso eficiente de energia e possam incentivar o combate ao desperdício.

Para isso, o Procel prioriza a educação para a eficiência energética envolvendo os elementos Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, em uma relação estreita com os princípios de Educação Ambiental, Cidadania e Ética. 
 
Entre outros procedimentos, foi desenvolvido o material didático “A Natureza da Paisagem: Energia, Recurso da Vida”, que aborda o tema Energia em disciplinas como História, Física, Português e Geografia.

Entre as ações do programa estão a sensibilização de gestores escolares, a capacitação de professores, a realização de atividades lúdico-pedagógicas e a medição do consumo de energia nas escolas e residências dos estudantes. 
 
Com uma coleção de cinco livros desenvolvidos especialmente para crianças, o Procel nas Escolas estimula a reflexão sobre o consumo de energia de cada estudante, incentiva a adoção de medidas de economia em casa e no ambiente escolar e ensina a relação entre energia e desenvolvimento econômico e impactos sociais e ambientais.

O Prêmio Procel Cidade Eficiente em Energia Elétrica visa reconhecer as boas práticas em eficiência energética realizadas pelas administrações municipais, no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). 
 
A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), dentro do projeto Rede Cidades Eficientes em Energia Elétrica. Outros vencedores do prêmio foram os municípios de Bento Gonçalves (RS), Mogi das Cruzes (SP) e Pelotas (RS), além do município de Tucuruí (PA), que recebeu um prêmio em reconhecimento a sua experiência na promoção dos conceitos de eficiência energética.