sexta-feira, 20 de julho de 2012

Retrofit da iluminação da Sociedade Harmonia de Tênis economiza 52% de energia

Tecnologia Extreme LED da Golden reduz custos com manutenção e geração de lixo





A adoção de retrofit do sistema de iluminação, que consiste na substituição e modernização da iluminação frente às tecnologias obsoletas e com alto consumo energético, é cada vez mais fator para garantir a competividade das empresas, independente do setor em que atuam. 

Mas quando se trata de área de entretenimento e eventos sociais, a busca por soluções mais econômicas em sistema de iluminação acaba sendo estratégica na gestão do negócio, principalmente quando a troca resulta em uma economia de 52% no consumo de energia.

Foi com esta expectativa que a Sociedade Harmonia de Tênis, situada na região dos Jardins em São Paulo, decidiu efetuar a troca das lâmpadas dos vestiários masculino, feminino e infantil do clube, uma área de aproximadamente 792m². 

Por ficarem acesas cerca de 16 horas por dia, a sociedade esportiva buscava uma solução que propiciasse redução do consumo de energia, sem comprometer a qualidade da iluminação.

Foram instaladas lâmpadas tubulares LED de 21W da linha Extreme LED da Golden em 130 pontos, cada um dos quais usava duas lâmpadas fluorescentes tubulares de 40W, totalizando 260 lâmpadas. 

Esta troca gerará uma economia diária de 95.680W no consumo de energia. “Isto significa R$ 976,00 a menos de despesa na conta de luz por mês, economia esta que permitirá cobrir o investimento feito na nova tecnologia em 34 meses”, afirma o diretor da divisão LED da Lâmpadas Golden, Ricardo Cricci.

A modernização do parque de iluminação dos vestiários não demandou alteração do circuito interno das luminárias, permitindo utilizar as já instaladas. Só foi necessário retirar os reatores e trocar as lâmpadas fluorescentes pelas tubulares LED. 

Além da facilidade da troca e da economia de energia, o novo sistema promete reduzir os custos de manutenção devido sua longa durabilidade, de 40 mil horas, contra 7 mil das fluorescentes tubulares.

“As despesas com manutenção são muito elevadas em um clube, por isso, toda alternativa que venha reduzir consumo mensal, tempo e trabalho de manutenção é importante no equilíbrio das contas”, afirma Mânio Britto, engenheiro responsável pela manutenção do clube.

Para os usuários dos vestiários, a tecnologia Extreme LED ainda propiciou um ganho de 20% na quantidade de luz frente à fluorescente, contribuindo para melhorar o conforto visual. Graças a sua cor branco neutro, o ambiente ganhou um ar relaxante ideal após a realização de atividades físicas,

Sete vezes mais duráveis e sem mercúrio em sua composição, a tubular LED da Golden não agride o meio ambiente. “Com esta solução luminotécnica o cliente não só deixa de se preocupar com o descarte, como garante que um produto sustentável e inovador melhore a qualidade da luz e ainda propicie um melhor custo benefício”, finaliza Cricci.

Os resultados obtidos pela adoção da tecnologia LED foram tão positivos que a instituição já estuda expandir o retrofit a outras áreas do clube.

Ficha técnica:

Projeto luminotécnico: Lâmpadas Golden

Lâmpadas: Extreme LED tubular da Golden

Crédito fotografia: divulgação

Sobre a Lâmpadas Golden 

A Lâmpadas Golden é uma empresa de iluminação que atua no mercado brasileiro desde 1990, reconhecida por oferecer uma vasta gama de produtos que tem como compromisso a eficiência energética.
Assentada nos pilares tecnologia, qualidade, capacitação, sustentabilidade, economia e inovação, o compromisso da Golden é oferecer soluções sustentáveis em iluminação, com produtos que aliem durabilidade com melhoria do fluxo luminoso e menor consumo de energia.

Seu departamento de Engenharia e Gestão da Qualidade, que atua em sinergia com as unidades fabris parceiras, dispõe de estrutura e profissionais para garantir aos seus produtos 100% de conformidade com as normas técnicas brasileiras em vigor. Além de produtos voltados ao segmento comercial, industrial, residencial, empresarial e de iluminação pública, a Golden inova ao desenvolver uma estrutura para atender a demanda de um público especializado. Uma equipe altamente qualificada se dedica exclusivamente ao estudo e aprimoramento da tecnologia LED, focando no segmento de LEDs de alta potência, com a família EXTREME. A iniciativa vem para promover uma aproximação da marca ao especificador, contribuindo para atender a demanda de várias áreas que exijam maior eficiência, design e mais qualidade.

O Centro de Treinamento da Golden, criado em 2008, é referência na capacitação de profissionais que atuam na área de iluminação. Mais de 10 mil pessoas já passaram pelos cursos presenciais da Golden por todo o país, que em 2012 inova ao investir na plataforma para e-learning.

Os produtos incluem uma série completa de lâmpadas de halogênio, lâmpadas fluorescentes compactas e fluorescentes tubulares, lâmpadas de descarga (metálica, mista, mercúrio e sódio), acessórios, transformadores, refletores e fontes, além da linha de LED.

A empresa também é associada da Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos para Iluminação) e membro do Green Building Council Brasil.

Saiba mais sobre a Lâmpadas Golden no site www.lampadasgolden.com.br e conheça as novidades e tendências do mercado de iluminação no blog www.golden.blog.br