1 – Manutenção Preventiva e Preditiva – Obtenha engajamento da Alta Direção
A implementação de um programa de manutenção preventiva e preditiva geralmente é uma quebra de paradigma, é uma mudança na cultura, e para que esta seja aceita, não pode ser uma iniciativa do departamento de Manutenção.
Caberá ao gerente de manutenção convencer a Alta Direção da importância deste programa. Como as decisões gerenciais tem sempre um fortíssimo viés econômico, é importante lembrar que o Custo Total da Manutenção é igual à soma do Custo dos Reparos, mais o Custo dos Programas de Manutenção (PPdM – Preventive and Predictive Maintenance), mais os custos das paralisações.
A Alta Direção deverá ser um forte patrocinador (sponsor) desta iniciativa.
2 – Manutenção Preventiva e Preditiva – Tenha os dados econômicos
Conforme mencionado no item anterior, para efetivamente obter o engajamento da Alta Direção, é preciso que a Manutenção conheça os valores monetários envolvidos. O custo das paralisações (geralmente muito superiores aos custos dos reparos e das manutenções preventivas/preditivas) é geralmente um fator que a Manutenção não registra, mas é fundamental para poder se ter uma visão geral de como as quebras afetam a performance financeira da empresa.
3 – Manutenção Preventiva e Preditiva – Conheça os equipamentos
A Manutenção deve ter registros de suas atividades, conhecer os tempos médios entre falhas (MTBF ou TMEF), os tempos médios para reparos (MTTR ou TMPR), para conhecer a disponibilidade dos equipamentos (leia mais em Confiabilidade e Disponibilidade).
Além disto, deve conhecer bem os parâmetros para acompanhamento de seus equipamentos: faixa admissível de vibração, temperaturas de trabalho, tolerâncias e folgas…não apenas aquelas registradas nos catálogos do fabricante, mas nas suas condições operacionais específicas (lembre-se que equipamentos em situações distintas tem comportamentos distintos…).
4 – Manutenção Preventiva e Preditiva – Obtenha o envolvimento da Operação
Assim como ninguém melhor do que nós para conhecermos os sintomas que nosso corpo apresenta, antes que sejam detectáveis externamente, bem como o motorista de seu próprio carro com relação a pequenas variações (ruídos, vibrações, chiados) que o veículo apresenta, ninguém melhor do que o operador de um equipamento para reconhecer pequenas modificações que podem sinalizar a proximidade de uma falha.
Então, vamos obter o “envolvimento” dos operadores. O ideal seria a implantação de um TPM (Total Productive Maintenance), mas, se pelo menos conseguirmos estabelecer um vínculo entre o Operador e o Mantenedor, já será um grande avanço.
5 – Manutenção Preventiva e Preditiva – Aplique Engenharia de Manutenção
É necessário estudar e treinar a equipe na correta utilização das técnicas de manutenção preditiva: análise de vibrações, termografia, análise de óleos lubrificantes, e muitas outras as quais serão objeto de próximos artigos aqui no Blogtek.
É também importante reconhecer QUANDO a aplicação de alguma técnica preditiva é realmente efetiva. Por exemplo, se fazemos a análise de vibração de um equipamento semanalmente, porém este equipamento quando apresenta uma vibração excessiva falha dentro das próximas 24 horas, esta técnica não será efetiva (leia mais em Manutenção Centrada na Confiabilidade – 3).
6 – Manutenção Preventiva e Preditiva – Tenha disciplina
Antes da implantação da Engenharia de Manutenção, via programas efetivos de Manutenção Preventiva e Preditiva, o dia-a-dia da Manutenção é apagar incêndios, atendendo emergências e urgências. Sair deste modelo mental requer disciplina…
Então, se você tem que fazer alguma manutenção preventiva, ou aplicar alguma técnica de avaliação preditiva, e surge alguma emergência, não vamos deixar de atender a emergência, porém vamos cumprir o programado em nosso programa de Preventiva/Preditiva.
7 – Manutenção Preventiva e Preditiva – Seja seletivo
Não tente atingir o topo de imediato. Avance degrau por degrau. Utilize o sucesso nos poucos casos bem aplicados, para ganhar confiança da estrutura e poder avançar. Avalie os equipamentos a serem incluídos baseado em alguns fatores:
- Alto custo de Manutenção
- Excessivas quebras
- Riscos para SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde)
- Falhas de Manutenção podem levar a deterioração irreversível do equipamento
- Falhas afetam fortemente a qualidade do produto gerado
Baseado nestes critérios, priorize-os e trabalhe com o Princípio de Pareto.
8 – Manutenção Preventiva e Preditiva – Estabeleça metas
“Se você não pode medir, você não pode gerenciar” é um provérbio antigo sobre gerenciamento, muitas vezes atribuído erroneamente a Peter Drucker.
Então, estabeleça metas, e que sejam mensuráveis. Não coloque metas extremamente desafiadoras, que dificilmente serão atingidas, pois estas apenas servirão como desestímulo. Mas também não coloque metas que NÃO representem desafio algum, que não obriguem a sua equipe a melhorar o desempenho.