quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Conferência debate medidas sustentáveis


Divulgação GBC/Brasil

A 2ª edição da Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional e Expo reuniu um grupo de palestrantes nacionais e internacionais que apresentaram as tendências, aplicações e soluções para a construção de edificações sustentáveis. O evento foi realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, na Fecomércio, em São Paulo (SP).

No painel eficiência energética, um dos destaques foi a palestra do engenheiro eletricista e consultor do Procobre Brasil, Hilton Moreno, que discorreu sobre a importância da correta instalação elétrica com foco em eficiência energética e apresentou o estudo de caso de um hospital que recebeu a certificação LEED.

Segundo Moreno, o aumento da bitola de um condutor elétrico influencia no consumo de energia de uma residência, além de contribuir para a redução de CO2 na atmosfera. Para escolher o modelo adequado, o engenheiro deve calcular o dimensionamento econômico, que consiste em encontrar a melhor equação entre a seção que resultará no menor custo total da instalação e operação de um condutor elétrico ao longo de sua vida.

Já o estudo de caso comparou o resultado do projeto dimensionado em conformidade com as exigências da certificação LEED - projeto original - e, posteriormente, em conformidade com as exigências da NBR 5410, sem considerar as exigências da LEED. De acordo com Moreno, o resultado foi equivalente. “Obtivemos um projeto eficiente e ambientalmente amigável”, explicou.

O palestrante Eduardo Lellis, da Philips do Brasil, mostrou como a nova sede da empresa alcançou uma maior eficiência energética por meio da escolha de um sistema de iluminação a LEDs, com aproveitamento da luz natural nas áreas de trabalho e automatizado por protocolo Dali. “Foi possível diminuir o consumo de energia em 45%”, afirmou.

No último dia do evento (31/08), os congressistas visitaram empreendimentos certificados com selo LEED.

Por Larissa Luizari www.portallumiere.com.br